O Projeto Comprova é uma iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos liderada pela Abraji e que reúne jornalistas de 42 veículos de comunicação brasileiros para descobrir, investigar e desmascarar conteúdos suspeitos sobre políticas públicas, eleições, saúde e mudanças climáticas que foram compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens.
Filtro:

Eleições

Investigado por: 2022-07-20

Lula não disse querer implantar comunismo chinês no Brasil; entrevista de ex-presidente já foi deturpada antes

  • Enganoso
Enganoso
É enganoso o vídeo que induz ao entendimento de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer implementar o comunismo chinês no Brasil. A publicação faz a junção de trechos de dois vídeos, por meio de edição, para tirar de contexto falas do petista em elogio ao governo de Pequim, durante entrevista concedida a um jornal daquele país, em 2021. A peça de desinformação usa ainda imagens de uma agressão a funcionários de um banco chinês, publicadas em 2016, para sugerir que aquele é o tratamento normalmente dado aos trabalhadores na China.

Conteúdo investigado: Vídeo editado, publicado no Kwai, une imagens de agressões realizadas contra funcionários de um banco chinês durante um treinamento de coaching a falas do ex-presidente Lula, durante entrevista a um jornal da China. A edição dá a entender que o petista defende a implementação de um regime comunista no Brasil. Sobre as imagens das agressões, está escrito: “Lula diz que quer implementar o comunismo chinês no Brasil. Veja como o trabalhador é tratado na China”.

Onde foi publicado: Kwai.

Conclusão do Comprova: É enganoso o vídeo que sugere que o ex-presidente Lula quer implementar um regime comunista no Brasil, caso seja vença a eleição presidencial de outubro deste ano. Diferentemente do que alega o conteúdo aqui verificado, o petista não disse ter a pretensão de adotar um regime comunista a exemplo do que é praticado na China.

O vídeo junta trechos de dois conteúdos diferentes. Um deles mostra imagens de um episódio de agressões a funcionários de um banco chinês. Outro trecho traz falas elogiosas do petista ao governo daquele país. Um texto sobreposto às imagens sugere que as agressões são uma prática institucionalizada pelo regime comunista chinês e tenta associá-las aos elogios do ex-presidente.

“A China tem um partido que tem poder, tem um Estado forte, que toma decisões e que as pessoas cumprem. Coisa que nós não temos aqui no Brasil. Eu acho que a China é um exemplo para desenvolvimento para o mundo […]”, diz o petista em trecho destacado no vídeo. Outro corte no vídeo complementa a fala de Lula com o seguinte trecho: “Mas eu tenho muita fé, muita esperança que vamos conseguir fazer isso a partir de 2022”, levando a entender que o ex-presidente espera implementar as agressões exibidas.

Na verdade, quando Lula fez essa afirmação, ele se referia à necessidade de os países em desenvolvimento terem independência em relação à política cambial influenciada pelos Estados Unidos. E acrescenta: “Eu trabalhei muito com o Hu Jintao [ex-presidente da China] a necessidade de uma relação Sul-Sul. Não ficar dependendo do Norte como nós estamos dependendo. Lamentavelmente, a gente não conseguiu chegar lá, mas eu tenho muita fé, muita esperança que nós vamos conseguir fazer isso a partir de 2022.”

No vídeo completo da entrevista, publicado no dia 7 de julho de 2021, Lula elogia o governo chinês em relação ao desenvolvimento econômico, condução de medidas adotadas durante a pandemia da covid-19 e investimentos feitos em áreas estruturantes daquele país.

Ele não emite elogios à punição física dos funcionários do banco durante treinamento de coaching realizado pela própria empresa. O caso teve repercussão internacional em 2016, e dois executivos do banco foram suspensos.

Para o Comprova, é enganoso o conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Alcance da publicação: O Comprova investiga os conteúdos suspeitos de maior alcance nas redes sociais. Até o dia 20 de julho, o vídeo teve 136,6 mil visualizações, 1 mil comentários, 4,5 mil curtidas e 6,3 mil compartilhamentos.

O que diz o autor da publicação: O Comprova entrou em contato com o responsável pela publicação por meio de mensagem no aplicativo Kwai, mas não houve retorno. Não foram encontrados perfis do autor em outras redes sociais.

Como verificamos: Para fazer a verificação, o Comprova pesquisou no Google pelos termos “Lula”, “entrevista” e “jornal chinês”. Acessou no YouTube a transmissão da entrevista, realizada no dia 7 de julho de 2021, e procurou matérias de veículos de comunicação (Globo, People’s Daily China, BBC News e Reuters) sobre a punição a funcionários do banco chinês no mês de junho de 2016.

Também foram acessadas checagens anteriores envolvendo a entrevista do ex-presidente, feitas pelo próprio Comprova, pela AFP Checamos e pelo site Boatos.org.

Reportagem sobre abusos a trabalhadores na China

O vídeo enganoso tem início com a exibição de uma reportagem veiculada pela Globo em 21 de junho de 2016. As imagens mostram oito funcionários de um banco em Changzhi, cidade no norte da China, sendo agredidos por terem apresentado um desempenho ruim no trabalho. A gravação foi divulgada na internet, pela primeira vez, no Facebook do jornal People’s Daily, da China, um dia antes, em 20 de junho.

Na época, o caso repercutiu internacionalmente (O Globo, Globo News, BBC News, Reuters) e dois executivos do banco foram suspensos.

Segundo as reportagens, as agressões ocorreram em uma sessão de treinamento para mais de 200 funcionários no Changzhi Zhangze Rural Commercial Bank. O instrutor do curso Jiang Yang emitiu um pedido de desculpas, dizendo que o espancamento foi “um modelo de treinamento” que ele já aplicava durante anos, e não tinha sido instigado pelos líderes do banco.

Conforme reportou a BBC News, o governo local de Changzhi publicou uma declaração afirmando que o Sindicato das Cooperativas de Crédito Rural de Shanxi (ou Shanxi Rural Credit Cooperatives Union, em inglês), que regulamenta o banco, havia criado um grupo para investigar o incidente.

De acordo com o documento do governo de Changzhi, o presidente e o vice-governador do banco foram suspensos por “não terem verificado estritamente o conteúdo do curso”, e o banco deveria auxiliar os funcionários a buscarem uma compensação junto à empresa de treinamento.

Entrevista de Lula

No conteúdo investigado, após a reportagem da Globo sobre as agressões, o vídeo é cortado e passa a exibir trechos da entrevista do ex-presidente Lula ao jornal chinês Guancha, em julho de 2021. Na conversa, o petista elogia o governo da China em resposta ao questionamento de como o país conseguiu evoluir mais do que as outras nações integrantes do Brics. O bloco é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Durante a entrevista, que durou pouco mais de 51 minutos, Lula abordou diversos temas, como o combate à pandemia do coronavírus, investimentos na educação e a evolução econômica do país. A conversa foi noticiada pela imprensa brasileira (Folha e Poder360) e também foi compartilhada no canal do YouTube do ex-presidente.

Em nenhum momento Lula fala sobre as agressões aos trabalhadores do banco chinês, assim como não diz que pretende implantar o comunismo no Brasil caso seja eleito em 2022.

Trechos da entrevista foram usados fora de contexto

Ao contrário do que sugere o conteúdo, que tem semelhanças com outra checagem feita pelo Comprova, não é verdade que o petista tenha dito que poderá implantar restrições autoritárias inspiradas na China.

A publicação checada edita o vídeo das agressões com a inserção de falas do ex-presidente Lula ao entrevistador Eric Li, do jornal chinês Guancha, quando o petista elogiou o governo chinês em temas como a economia, condução das ações contra o avanço da covid-19 e investimentos na educação. No entanto, ele não disse que pretendia adotar algum modelo utilizado pelo governo chinês, inclusive no que diz respeito ao tratamento aos trabalhadores, como sugere o vídeo checado.

Há uma distorção em trechos da fala do ex-presidente. Na primeira vez em que a peça de desinformação semelhante circulou acompanhada do trecho da entrevista de Lula, ela era relacionada a questões religiosas da China. Agora, o mesmo conteúdo voltou a ser divulgado em redes sociais sob a tônica de que o petista quer implantar o comunismo chinês no Brasil.

A fala destacada no vídeo aqui verificado para indicar que Lula pretende implantar o comunismo é, na verdade, uma resposta do petista à pergunta sobre o porquê de apenas a China, dentre os países do Brics, ter conseguido se desenvolver economicamente.

“A China tem o Estado forte, que toma decisões e que as pessoas cumprem”, conduta que, segundo ele, não ocorre no Brasil. Em seguida, o ex-presidente enaltece o país chinês pelo combate à pandemia de covid-19: “A China só conseguiu combater o coronavírus com a rapidez que combateu porque tem um partido forte, um Estado forte. Porque tem pulso, tem voz de comando, nós não temos isso aqui no Brasil.”

O outro segmento da fala do ex-presidente que está fora de contexto é a seguinte frase: “A China é um exemplo para o mundo. E eu espero que outros países aprendam a lição com a China. Tenho muita fé, muita esperança, que vamos conseguir fazer isso, a partir de 2022.”

Neste trecho final, na verdade, o ex-presidente elogia o desenvolvimento econômico da China nos últimos 20 anos. “Eu acho que a China é um exemplo de desenvolvimento para o mundo. E eu espero que outros países aprendam a lição com a China para que a gente possa ser mais rico, ser mais forte, ter mais distribuição de riqueza e ter um mundo mais humano.”

Por fim, quando afirma que tem “muita fé, muita esperança, que vamos conseguir fazer isso, a partir de 2022”, Lula se refere à independência dos países do sul global, que são nações em desenvolvimento, em relação à política cambial influenciada pelo dólar.

“Eu trabalhei muito com o Hu Jintao [ex-presidente da China] a necessidade de uma relação Sul-Sul. Não ficar dependendo do Norte como nós estamos dependendo. Lamentavelmente, a gente não conseguiu chegar lá, mas eu tenho muita fé, muita esperança que nós vamos conseguir fazer isso a partir de 2022.”

Esse trecho inteiro pode ser conferido entre os minutos 00:20:55 e 00:22:06 da entrevista original.

Por que investigamos: O Comprova investiga conteúdos suspeitos que viralizam nas redes sociais sobre a pandemia de covid-19, políticas públicas do governo federal e eleições presidenciais. O vídeo aqui verificado cita o ex-presidente e pré-candidato à presidência Lula. Informações falsas que envolvem atores políticos são prejudiciais ao processo democrático e atrapalham a decisão do eleitor, que deve ser tomada com base em informações verdadeiras.

Outras checagens sobre o tema: A entrevista do ex-presidente Lula ao Guancha já foi deturpada e utilizada em peças de desinformação semelhantes que foram alvo de checagens do Estadão Verifica, da AFP e do site Boatos.org.

Em verificações anteriores envolvendo o pré-candidato ao Planalto, o Comprova mostrou que post mente ao tentar associar Lula e Manuela D’Ávila a facada contra Bolsonaro, que é falso que Lula e presidente eleito da Colômbia queiram obrigar pessoas a dividir casa com outras famílias e que postagem usa foto de atos sem presença de Lula para tentar desacreditar pesquisas eleitorais.

Eleições

Investigado por: 2022-07-19

Com áudio falso, vídeo engana ao sugerir que ex-governador da Paraíba ‘humilhou’ Lula e elogiou Bolsonaro

  • Falso
Falso
Não é verdade que o ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PT) “envergonhou” o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao falar sobre a obra de transposição do rio São Francisco durante um evento, como sugere um vídeo postado no TikTok. O áudio original do vídeo foi substituído por outro, para sugerir que Coutinho criticou o trabalho do PT na obra e elogiou o do presidente Jair Bolsonaro (PL), o que não aconteceu. Na gravação original, feita antes de Bolsonaro chegar à presidência, Coutinho se dirige a Lula apenas em tom de agradecimento.

Conteúdo investigado: Vídeo no TikTok mostra o ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho se dirigindo a Lula durante um evento em um palco com diversos membros do Partido dos Trabalhadores (PT). No áudio desse vídeo, uma voz falsamente atribuída a Coutinho fala, em ritmo de poesia, que durante o período dos governos do PT e de Michel Temer (MDB) houve uma gestão “corrupta” da obra de transposição do rio São Francisco. A voz afirma que esse teria sido o motivo da obra não ter sido finalizada, mas que “para a sorte dos nordestinos, Bolsonaro chegou”.

Onde foi publicado: TikTok.

Conclusão do Comprova: Não é verdade que o ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho tenha “envergonhado” Lula ao falar da obra de transposição do rio São Francisco. Diversas versões do mesmo vídeo, em que Coutinho fala e gesticula em direção a Lula em um palco, circulam no TikTok, mas com o áudio adulterado. Como é possível ver em uma transmissão do evento, ocorrido em março de 2017, o então governador da Paraíba discursa em tom de agradecimento a Lula e ao PT.

O áudio inserido no vídeo foi gravado por um apoiador de Bolsonaro para exaltar o trabalho do atual presidente na obra da transposição, e postado no TikTok em abril de 2022. A partir de uma ferramenta disponível na própria rede social, é possível que um usuário compartilhe um vídeo removendo seu áudio original e o substituindo pelo áudio de outro conteúdo que já tenha sido postado na rede. Foi isso que aconteceu com o vídeo aqui analisado.

Nos comentários da postagem é possível verificar que parte dos usuários interpretou o conteúdo como sátira, enquanto outros fazem elogios ao presidente Jair Bolsonaro e à fala falsamente atribuída a Coutinho.

Embora o perfil que postou o vídeo se descreva como de “sátira e memes”, a maior parte dos conteúdos publicados é de apoio e propaganda do presidente Bolsonaro, e não apenas de humor. Assim, o post foi classificado como falso, que, para o Comprova, é o conteúdo que sofreu edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.

Alcance da publicação: A versão do vídeo aqui analisado somava, até o dia 19 de julho, mais de 5,5 milhões de visualizações, 148,5 mil curtidas, 95,3 mil compartilhamentos e 9.690 comentários no TikTok.

O que diz o autor da publicação: Não foi possível entrar em contato com o perfil do TikTok que fez a publicação, uma vez que a rede social não permite o envio de mensagens entre perfis que não se seguem mutuamente. O Comprova não conseguiu localizar perfis com o mesmo nome em outras redes sociais.

Como verificamos: Ao assistir ao vídeo, primeiro, selecionamos a opção “som original”, dentro do TikTok, para consultar qual a origem do áudio que estava sobreposto ao vídeo analisado.

Para verificar a origem do vídeo, pesquisamos no Google por “Lula evento transposição rio São Francisco”. Um dos resultados indica uma reportagem da GloboNews, de março de 2017, em que Lula aparece com a mesma roupa que ele está usando no vídeo aqui analisado. A busca no Google ainda levou a checagens produzidas pelo Estadão e pela AFP Brasil sobre o mesmo tema.

De acordo com a reportagem da GloboNews, o evento aconteceu na Paraíba, reuniu diversos políticos ligados ao PT e foi chamado pelo partido de “inauguração popular da transposição do rio São Francisco”. Ao buscar por “inauguração popular da transposição do rio São Francisco”, também no Google, foi possível encontrar uma publicação da transmissão ao vivo do evento.

Áudio foi sobreposto à gravação original

Na postagem é possível verificar que o áudio não faz parte do vídeo que está sendo exibido. O próprio TikTok mostra isso na ferramenta “som original”. Ao clicar nela, o aplicativo redireciona para o perfil de quem gravou a voz originalmente, e que foi sobreposta no vídeo. O áudio original foi postado pelo perfil @josafa833 no dia 9 de abril de 2022, com a legenda “A verdade sobre a transposição do rio São Francisco”. Ainda está escrito dentro do vídeo: “Poeta Baiano faz o Brasil chorar com a poesia da transposição das águas do rio São Francisco para o Nordeste”.

Neste vídeo, o usuário do TikTok declama uma poesia de pouco mais de dois minutos para exaltar o trabalho de Jair Bolsonaro na obra de transposição e criticar o das gestões anteriores do governo federal. O trecho que é sobreposto à voz do governador Ricardo Coutinho é: “No canal do São Francisco, na velha transposição, passava só a poeira, junto com a ilusão, durante 16 anos de uma corrupta gestão. O sonho do sertanejo era só decepção. Do canal todo quebrado, o dinheiro evaporou. Orçado em 4 bilhões e com 10 não terminou. Para a sorte dos nordestinos, o Bolsonaro chegou.”

Conforme mostrou checagem do Estadão sobre o tema, em julho de 2020 o senador Flávio Bolsonaro (PL) compartilhou um vídeo em que a mesma pessoa declama esse poema. O presidente Bolsonaro também compartilhou o áudio desse poema em um vídeo postado no seu perfil do Facebook, em agosto de 2020.

Contexto do vídeo

O evento “Inauguração popular da transposição do rio São Francisco” foi promovido pelo PT em 19 de março de 2017, na cidade de Monteiro, na Paraíba. Foi uma inauguração simbólica do Eixo Leste da obra de transposição, que havia sido inaugurado oficialmente pelo então presidente Michel Temer 10 dias antes.

Na transmissão ao vivo do canal TVT é possível ver que, além de Lula, o evento contou com a participação da ex-presidente Dilma Rousseff, da deputada federal Gleisi Hoffmann, do ex-senador Lindbergh Farias (todos do PT) e do então governador da Paraíba Ricardo Coutinho (na época no PSB).

Coutinho começa a falar com 34 minutos e 24 segundos da transmissão da TVT. Ele inicia sua fala criticando o andamento da Operação Lava Jato e o processo de impeachment contra Dilma Rousseff. Em seguida, o ex-governador elogia o governo de Lula na presidência, exalta a importância da obra da transposição do rio São Francisco e agradece o papel de Lula e Dilma no empreendimento.

Conforme a checagem da AFP sobre o tema também indicou, a partir do movimento corporal do então governador Ricardo Coutinho é possível observar que o trecho da transmissão que foi usado na postagem tem início em 44 minutos e 21 segundos. Nele, Coutinho diz: “Este país e esta região, tão sofrida, ao longo de tantos anos, volta a trilhar o seu caminho de prosperidade. O que essas águas farão, como as águas do eixo Norte, Jeová, elas trarão uma coisa que é fundamental”. Na sequência, ele fala das oportunidades que a população da região passarão a ter com a chegada das águas do São Francisco e encerra sua fala, sem fazer qualquer crítica a Lula ou exaltação a Bolsonaro, que na época sequer era o presidente.

Obra de transposição do rio São Francisco

Dividida em dois eixos (Norte e Leste), a obra de transposição do rio São Francisco começou em 2007 e passou pelos governos de Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro. Conforme mostrou checagem recente do Comprova, existem indicadores diferentes a respeito do quanto foi efetivamente feito por cada gestão ao longo desses anos, o que frequentemente gera disputa pela “paternidade” da obra.

Relatório de 2016 do, hoje extinto, Ministério da Integração Nacional apontou que naquele ano os eixos Norte e Leste apresentavam 84,4% e 87,7% de suas estruturas físicas concluídas. Em março de 2017, Temer inaugurou o eixo Leste da transposição e, em novembro daquele ano, o Ministério da Integração divulgou que as obras no eixo Norte estavam 92,5% concluídas.

A atual gestão do Ministério do Desenvolvimento Regional, que é a responsável pela obra hoje, contudo, contesta esses percentuais. Em resposta ao Comprova no último mês de maio, a pasta afirmou que trechos antes dados como concluídos tiveram que passar por reformas e que a base de cálculo das porcentagens concluídas pelas gestões anteriores é diferente da atual. Segundo o ministério, a extensão total da obra foi ampliada pelo governo Bolsonaro, aumentando de 477 para 699 km, com a adição dos Ramais Agreste, Apodi e Salgado, conforme previa o projeto original da transposição.

Versões parecidas do mesmo vídeo também circulam no TikTok

No mesmo perfil do TikTok estão postadas outras versões do mesmo vídeo, com áudios diferentes, mas sempre sugerindo a ideia de que Lula foi “humilhado”. Em uma delas, a fala do ex-governador da Paraíba é substituída por um outro trecho do poema gravado pelo perfil @josafa833, sempre com palavras de apoio ao presidente Bolsonaro e exaltando seu papel na obra da transposição.

Em outras versões do vídeo, a fala é substituída por um poema gravado pelo mesmo usuário em que ele exalta as recentes medidas de transferência de renda tomadas pelo governo federal,como o vale-gás de R$ 120 e o aumento do valor mínimo do auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600.

Há ainda uma outra versão, que também circula no TikTok, em que a voz do governador Ricardo Coutinho é substituída por um trecho do discurso de Geraldo Alckmin (PSB), durante evento da sua posse como presidente do PSDB (seu antigo partido), em 2017. Alckmin foi o candidato da sigla na disputa presidencial de 2018 e, durante essa fala, ele diz que Lula “quebrou o Brasil” e que sua tentativa de voltar à presidência significava que ele queria “voltar à cena do crime”. Hoje, Geraldo Alckmin é candidato a vice na chapa com Lula.

Por que investigamos:

O Comprova investiga conteúdos suspeitos que viralizaram nas redes sociais sobre a pandemia de covid-19, políticas públicas do governo federal e eleições presidenciais. A transposição do rio São Francisco tem seu legado disputado por dois dos principais presidenciáveis na corrida eleitoral (Lula e Bolsonaro), e informações falsas ou enganosas sobre o empreendimento podem influenciar na escolha do eleitor. Além disso, informações falsas a respeito de ataques ou falas de políticos direcionadas a outras autoridades, como é o caso da falsa “humilhação” sofrida por Lula no vídeo aqui analisado, também podem influenciar a imagem construída pelos eleitores sobre os candidatos. A decisão sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis.

Outras checagens sobre o tema:

O Comprova já publicou diversos conteúdos a respeito da transposição do rio São Francisco, como a verificação de que Bolsonaro não concluiu 84% da obra, e que postagens inflaram a responsabilidade do atual governo federal no empreendimento. Também foi verificado que comparações enganosas com fotos de trechos da transposição tentaram exaltar Bolsonaro e que o Exército não refez trechos da obra entregues por Dilma e Temer.

 

 

Eleições

Investigado por: 2022-07-18

Montagem de 2018 volta a circular para atacar sistema eletrônico de votação

  • Falso
Falso
É falsa uma imagem de um suposto Boletim de Urna que seria uma evidência de fraude nas eleições presidenciais de 2018, ao mostrar 9.909 votos no então candidato Fernando Haddad (PT) enquanto registra 777 eleitores aptos e 452 votos nominais. A imagem é uma montagem e circula desde aquele ano, tendo sua veracidade desmentida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) à época e também agora, quando voltou a circular nas redes sociais. Na mesma imagem, Jair Bolsonaro (PL) aparece com 0 voto.

Conteúdo investigado: Postagem no Twitter chama atenção para a disparidade de números em um Boletim de Urna de 2018: 9.909 votos em Haddad, o que seria impossível, já que o documento mostra 777 eleitores aptos na seção e 452 votos nominais. Os dados, marcados na imagem, seriam prova de fraude, como afirma o texto: “FRAUDE 2018 VAI VENDO BRASIL”.

Onde foi publicado: Twitter e Kwai.

Conclusão do Comprova: É falsa a postagem que mostra imagem adulterada de um boletim real de votação na cidade de Nagóia, no Japão, após o primeiro turno das eleições presidenciais de 2018. O conteúdo manipulado altera os números de votos para os então candidatos Fernando Haddad, Jair Bolsonaro e Geraldo Alckmin (PSDB) para afirmar, falsamente, que houve fraude na eleição.

O conteúdo, que foi desmentido em 2018 pelo próprio Comprova e diversos outros veículos, voltou a circular agora, sendo desmentido novamente, inclusive pelo TSE, que voltou a apontar manipulação de dados.

Falso, para o Comprova, é todo o conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.

Alcance da publicação: Até o dia 18 de julho, o tuíte tinha quatro mil interações. O conteúdo foi marcado como informação falsa pelo Twitter, que bloqueou as funções de curtir, compartilhar ou comentar. Já no Kwai, foram 516 visualizações.

O que diz o autor da publicação: O perfil no Twitter não permite o envio de mensagens. A conta posta conteúdo de apoio a Jair Bolsonaro e retuitou por várias vezes a postagem falsa aqui verificada, com o texto: “Derrubaram? POSTO DE NOVO”.

Como verificamos: O Comprova localizou checagens de 2018 (Comprova, G1, UOL, Tribunal Regional Eleitoral-MT, Folha de S.Paulo e Terra) e deste mês (AFP Checamos, Estadão Verifica e Boatos.org) sobre a mesma imagem: todas com a conclusão de que houve manipulação com o objetivo deliberado de atacar, a partir de informação falsa, o sistema eletrônico de votação.

Também foram consultadas informações no site do TSE, que, procurado novamente pelo Comprova, reafirmou que o conteúdo é uma fraude.

 

Números foram adulterados em boletim

A imagem compartilhada na postagem falsa, feita em 13 de julho, circula desde 2018, quando a disputa eleitoral para a Presidência da República foi marcada por ataques à lisura do sistema eletrônico de votação, o que também acontece agora. Na época, o Comprova mostrou que a imagem era falsa e tinha sofrido adulteração.

Os números referentes a Haddad foram alterados de 0009, como mostra foto do documento original obtido pelo Comprova, para 9909. Já os votos em Jair Bolsonaro, também candidato à época, tiveram o número manipulado de 0372 para 0000.

| Imagem do documento original fornecida pelo TSE

A fraude também foi mostrada, à época, pelo Fato ou Fake, do G1, e agora, pela AFP Checamos, quando volta a circular. À agência, o TSE reafirmou que o conteúdo se trata de fraude.

“Trata-se de reprodução adulterada de boletim oficial, que apresenta os mesmos códigos de verificação mostrados na imagem e que foi publicado pela Justiça Eleitoral”, disse o TSE à AFP.

À época em que o conteúdo falso circulou pela primeira vez, os códigos de verificação do boletim, que não foram adulterados, permitiram a localização do boletim real. Nele, é possível encontrar diversas outras correspondências com a imagem manipulada, como data, horário de fechamento, ordem dos candidatos na lista de votação, os números de eleitores aptos, total de votos nominais, brancos e nulos etc.

O boletim real se refere à votação na cidade de Nagóia, no Japão, e pode ser consultado no site do TSE. Os dados reais são: 0009 votos em Haddad e 0372 em Jair Bolsonaro. Na imagem adulterada, os votos em Geraldo Alckmin também foram modificados, de 0011 para 0000.

A inscrição 0000, como também aparece para Bolsonaro no conteúdo manipulado, é mais uma evidência de que a imagem foi alterada, já que, como informou o TSE ao Comprova, os boletins de urna não exibem nomes de candidatos que não receberam votos.

TSE reafirma ao Comprova que conteúdo sofreu montagem

Procurado novamente pelo Comprova, o TSE reafirmou que a imagem “trata-se de reprodução adulterada de boletim oficial, que apresenta os mesmos códigos de verificação mostrados na imagem e que foi publicado pela Justiça Eleitoral”.

No e-mail, o TSE ainda acrescenta outro indício de manipulação na imagem: “Os dígitos 9 estão desalinhados do resto dos números, o que sugere alteração digital da foto”.

Em anexo, encaminhou novamente o boletim real.

Por que investigamos: O Comprova investiga conteúdos suspeitos que viralizam na internet e estão relacionados com as eleições presidenciais, a realização de obras públicas e a pandemia da covid-19. Depois de ter sido desmentido em 2018, o conteúdo aqui verificado volta a circular com o intuito de tumultuar o processo eleitoral em andamento, uma prática adotada pelo presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro e seus apoiadores.

Outras checagens sobre o tema: O Comprova, o G1, a AFP Checamos, o Estadão Verifica, o Boatos.org, o UOL, o Tribunal Regional Eleitoral-MT, a Folha de S.Paulo, e o portal Terra foram alguns dos sites que desmentiram a informação, em 2018 e agora.

Ainda sobre as eleições presidenciais, o Comprova mostrou, recentemente, que post mente ao tentar associar Lula e Manuela D’Ávila a facada contra Bolsonaro, que é falso que estatuto do PT prevê confisco de bens dos brasileiros e que é montagem foto que mostra Bolsonaro passando de moto sob uma faixa “Vai trabalhar, preguiçoso!” em Salvador.

Em relação às urnas eletrônicas, o Comprova já realizou diferentes checagens como a da contagem de votos feita pelo TSE e não por empresa terceirizada, como afirmava post. Também, recentemente, o Comprova verificou que não há dispositivo nas urnas eletrônicas capaz de alterar votação, ao contrário do que dizia conteúdo. No ano passado, outra checagem do Comprova apurou que urnas eletrônicas brasileiras não foram hackeadas nos EUA.

Eleições

Investigado por: 2022-07-18

Posts enganam ao sugerir ataque a Bolsonaro em suposta produção da Globo

  • Enganoso
Enganoso
Posts no Twitter e no Instagram enganam ao afirmar que cena do filme “A Fúria”, em que homem com faixa presidencial aparece baleado no chão, foi gravada no Projac, como era conhecido o complexo de estúdios da TV Globo. As alegações são de que seria um ataque da emissora ao presidente Jair Bolsonaro (PL). A Globo negou que as filmagens ocorreram no local ou em qualquer dependência da empresa. A obra, ainda em produção, tem apoio do Canal Brasil, do qual a emissora tem participação acionária, mas a empresa disse que não interfere na gestão ou no conteúdo do canal.

Conteúdo investigado: Posts nas redes sociais que associam a cena de um filme de ficção a uma encenação de atentado ao presidente Jair Bolsonaro e que teria sido feita nos estúdios da TV Globo.

Onde foi publicado: Twitter e Instagram.

Conclusão do Comprova: Postagens nas redes sociais afirmam, de forma enganosa, que uma filmagem da encenação do atentado a um homem com faixa presidencial foi gravada em estúdio da TV Globo. As imagens são, na verdade, do filme “A Fúria”, de Ruy Guerra. A Globo nega que a gravação tenha sido feita em qualquer dependência da emissora e diz não ter envolvimento direto com o conteúdo.

Sem contexto sobre o conteúdo do filme, os posts foram compartilhados como se fosse um ataque da emissora ao presidente Jair Bolsonaro, considerando a caracterização do ator e uma cena em que o personagem está numa moto, o que seria alusivo às motociatas presidenciais.

Comentários no tuíte sugerem que se trata de um ato de conspiração, ou uma dica de como matar o presidente e também que a cena alimenta o discurso de ódio.

A produção de “A Fúria” ressalta que as imagens foram vazadas sem autorização e que o longa-metragem ainda não foi concluído. Apontado como o último filme de uma trilogia iniciada na década de 1960, a previsão é que seja lançado no fim de 2023, portanto, sem relação com a disputa eleitoral deste ano.

Enganoso, para o Comprova, é o conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Alcance da publicação: No Twitter, a postagem alcançou, até 18 de julho de 2022, 1,5 mil curtidas e 389 compartilhamentos. Já no Instagram, o vídeo tem 14,2 mil visualizações.

O que diz o autor da publicação: O Comprova procurou os autores das duas publicações verificadas e entrou em contato por e-mail e telefone disponível em suas redes sociais, mas não houve retorno até a publicação.

Como verificamos: Primeiramente, o Comprova buscou no Google pelas palavras-chaves “Bolsonaro”, “cena”, “atentado”, “Globo” e a consulta retornou reportagens de diversos veículos profissionais sobre o assunto (Gazeta do Povo, G1, Carta Capital, Poder 360, Metrópoles, O Antagonista).

A equipe também fez contato, por telefone, com a assessoria da TV Globo, o Canal Brasil e Rune Tavares, indicado como produtor do filme.

Além disso, por redes sociais, procurou um estúdio de gravações apontado como possível locação do filme e os autores das postagens aqui verificadas, mas não houve retorno para os questionamentos.

 

Vídeo é parte de filme

O trecho do vídeo que circula nas redes sociais mostra uma encenação de um personagem com uma faixa presidencial e uma camisa branca em uma moto. Em seguida, o personagem aparece no chão com manchas vermelhas no corpo, que representam sangue.

A gravação é uma cena do filme “A Fúria”, do diretor Ruy Guerra. Conforme explicado pela produção do longa-metragem, o filme será lançado no fim de 2023 e por isso “não há qualquer relação com o processo eleitoral e, muito menos, forjam fake news simulando um fato real.” Ainda segundo a produção da obra cinematográfica, as imagens foram gravadas e divulgadas sem autorização. Além disso, a produção afirmou que a cena foi retirada de contexto. As gravações do longa tiveram início em 5 de julho e vão até 6 de agosto.

A produção do filme não explicou em qual enredo a cena foi gravada. Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo antes de a nota da produção ser divulgada, Guerra disse que não falaria sobre o filme até seu lançamento.

O longa-metragem, conforme reportagem da Revista de Cinema, é o fechamento de uma trilogia que começou em 1964 com o filme “Os Fuzis” e sequenciada, em 1978, com “A Queda”. Na história, Mário, o protagonista da saga, preso no fim dos anos 70, durante a ditadura militar, sai da cadeia para ajustar contas com sua história e com os dois homens que, a seu ver, traíram a ele e ao país: Salatiel, seu sogro, e hoje rico empreiteiro, e Ulisses, seu antigo companheiro de militância, hoje um poderoso político.

O filme é produzido pela Acere Produção Artística e Cultural, de São Paulo, e foi contemplado pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) da Agência Nacional do Cinema (Ancine) com R$ 2 milhões.

Após a divulgação das imagens, o ministro da Justiça, Anderson Torres, pediu que a Polícia Federal (PF) abra um inquérito para investigar a gravação. “Circulam nas redes fotos e vídeos de um suposto atentado contra a vida do presidente Bolsonaro. Produção artística? Estamos estudando o caso para avaliar medidas cabíveis e apurar eventuais responsabilidades. As imagens são chocantes e merecem ser apuradas com cuidado”, disse pelo Twitter. “Determinei encaminhamento do caso à PF para instauração de inquérito policial, e completa apuração dos fatos”, acrescentou.

Gravações não foram feitas nos Estúdios Globo

O boato que circula nas redes sociais é que a gravação do filme teria sido feita nos Estúdios Globo (novo complexo de produção do Grupo, anteriormente chamado Projac). No entanto, a empresa negou que a produção tenha sido feita nos estúdios da emissora.

Em nota, a emissora ainda esclareceu que o filme não é produzido pela Globo. O filme “A Fúria” é apoiado pelo Canal Brasil, do qual o Grupo Globo é sócio. Segundo a emissora, embora tenha participação acionária no Canal Brasil, a Globo não interfere na gestão e nos conteúdos do canal.

Além disso, o Canal Brasil só tem participação de 3,61% nos direitos patrimoniais da obra de ficção. Em nota, disse que não tem gestão sobre o conteúdo feito no filme. “Como é de praxe, o canal não interfere nas obras que apoia, nem tampouco teve conhecimento prévio dessa cena. Ainda não assistimos a nenhum trecho do longa-metragem, que não foi finalizado por seus realizadores.”

Quem é Ruy Guerra

O diretor responsável pelo filme é o cineasta luso-brasileiro Ruy Guerra. Expoente do Cinema Novo, ele começou a carreira ainda na década de 1960, com o filme Os Cafajestes (1962). Aos 90 anos, ele tem no currículo mais de 15 filmes como diretor, entre eles Os Fuzis (1964), ganhador do Urso de Prata no Festival de Berlim, e Os Deuses e os Mortos (1970), ganhador do Candango de Ouro de Melhor Filme no Festival de Brasília.

Os autores das postagens

A publicação no Twitter foi feita por Nathalia Oliveira, vocalista da Banda Sépia. Nas redes sociais, a cantora faz com frequência publicações com mensagens de apoio a Bolsonaro e críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Já o responsável pelo post no Instagram foi Rodrigo Zucco, conhecido como Delegado Zucco, que se apresenta no Twitter como pré-candidato a deputado estadual pelo Rio Grande do Sul. Nas redes, Zucco também faz postagens com apoio a Bolsonaro e ataques a adversários do presidente.

A reportagem entrou em contato com Nathalia e Zucco, mas não houve retorno.

Por que investigamos: O Comprova investiga conteúdos suspeitos que viralizaram nas redes sociais sobre a pandemia de covid-19, políticas públicas do governo federal e eleições presidenciais. A postagem faz referência a Jair Bolsonaro, pré-candidato à reeleição para a presidência da República, e ataca a Rede Globo, emissora que é alvo frequente de bolsonaristas devido a reportagens críticas ao presidente. O conteúdo enganoso é prejudicial ao processo democrático porque distorce a compreensão da realidade e pode influenciar no momento do eleitor votar. No entanto, as pessoas têm direito de fazer suas escolhas baseadas em fatos, não em boatos.

Outras checagens sobre o tema: A menos de três meses do primeiro turno, as eleições têm sido tema frequente de conteúdos enganosos e falsos. Recentemente, o Comprova demonstrou que post mentia ao tentar associar Lula e Manuela D’Ávila a facada contra Bolsonaro, que deputado exagerou em cinco vezes o lucro das estatais em 2021 e que post distorceu reportagem para dizer que estatuto de PT prevê confisco de bens dos brasileiros.

Eleições

Investigado por: 2022-07-15

Post mente ao tentar associar Lula e Manuela D’Ávila a facada contra Bolsonaro

  • Falso
Falso
Não é verdade que o homem que aparece em fotos ao lado da ex-deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB), do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL), no dia da facada, seja a mesma pessoa, como sugere uma imagem postada no Facebook. Nos comentários do post, o autor da publicação ainda dá a entender que um policial federal “esquerdista”, que aparece nas fotos, teria facilitado o ataque a Bolsonaro, o que também não é verdade.

Conteúdo investigado: Uma montagem com três fotos que circula no Facebook mostra um homem, que seria um policial federal, ao lado de Manuela D’Ávila, Lula e Bolsonaro em três momentos diferentes. A postagem é acompanhada da frase: “Existem mais mistérios entre o céu e a terra, que nossa vã filosofia pode explicar, uma delas é essa aqui…” Nos comentários, o autor do post afirma: “Segurança do Bolsonaro, também segurança esquerdista, parece facilitar na cena da facada”.

Onde foi publicado: Facebook.

Conclusão do Comprova: É falso que o mesmo policial federal esteja nas fotos ao lado da ex-deputada federal Manuela D’Ávila, do ex-presidente Lula e do presidente Jair Bolsonaro, no dia em que ele levou uma facada durante a campanha eleitoral, em setembro de 2018. As três imagens mostram pessoas diferentes. A montagem sugere falsamente que uma mesma pessoa, ligada a Manuela e Lula, estaria envolvida no atentado a Bolsonaro. Além disso, não há evidências de que algum policial federal tenha participação no crime contra o presidente. Até o momento, as investigações apontam que o autor da facada, Adélio Bispo do Santos, agiu sozinho, sem ajuda ou colaboração de qualquer outra pessoa para planejar ou executar o atentado.

Nas imagens, quem aparece ao lado de Manuela D’Ávila é o vereador do município de Lontra (SC), Valdemar Ignaczuk (PL); quem acompanha Lula é o policial federal Danilo César Campetti; e ao lado de Bolsonaro quem aparece é o policial federal Flávio Antônio Gomes.

Falso, para o Comprova, é todo o conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.

Alcance da publicação: Até o dia 15 de julho a postagem contava com mais de 1,1 mil compartilhamentos, 54 comentários e 102 reações.

O que diz o autor da publicação: O Comprova entrou em contato com o autor da postagem por mensagem no Facebook, mas não houve retorno até a publicação desta verificação.

Como verificamos: Para fazer a verificação, começamos pesquisando no Google por “policial federal”, “atentado Bolsonaro” e “facada”. Os resultados só mostraram reportagens sobre a investigação do crime e também uma notícia da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) de uma homenagem prestada aos policiais que socorreram Bolsonaro no dia do atentado. Pesquisando pelo nome dos agentes que participaram do evento, foi possível encontrar a primeira foto, de Lula sendo escoltado por um policial, no perfil de Danilo César Campetti. Nesse perfil também foi possível ver a mesma montagem, postada em 2020, com uma explicação do próprio Campetti para esclarecer quem seriam as outras pessoas em cada foto.

Em seguida, para confirmar quem eram os outros dois e baseado na explicação dada pelo próprio Campetti no Instagram, procuramos por “Manuela D’Ávila trolada em Curitiba”. O resultado trouxe um vídeo publicado pelo UOL que mostra o homem da foto ao lado da ex-deputada. Também encontramos um vídeo em que Manuela comenta o episódio.

Procuramos pelo perfil nas redes sociais de Flávio Antônio Gomes, onde a terceira foto foi encontrada, e por fotos na internet do dia da facada. O perfil de Instagram de Valdemar Ignaczuk também foi consultado.

Além disso, pesquisamos reportagens já publicadas por veículos de comunicação sobre as conclusões da investigação sobre a facada em Bolsonaro. Os nomes dos policiais federais envolvidos também foram pesquisados no portal da transparência do governo federal e na ferramenta de busca do Diário Oficial da União.

Por fim, entramos em contato com o perfil que postou a montagem e com a Polícia Federal.

Foto com Manuela D’Ávila

O homem ao lado de Manuela D’Ávila na foto é o vereador do município de Lontra (SC) Valdemar Ignaczuk, conhecido como “Rabugento”. A foto em questão é um print de um vídeo divulgado pelo próprio Ignaczuk em sua conta no Instagram, em 2018, gravado na sede da Polícia Federal em Curitiba (PR).

Na ocasião, Manuela D’Ávila cumprimentava manifestantes de esquerda que estavam em vigília em apoio ao ex-presidente Lula, que estava preso no local. O homem parece se aproximar dela para tirar uma foto, quando grita: “É Bolsonaro”. Na época, Ignaczuk ainda não era vereador e, em reportagens sobre o episódio, foi identificado apenas como “caminhoneiro” e “apoiador de Bolsonaro”. Já Manuela D’Ávila era pré-candidata à presidência nas eleições daquele ano pelo PCdoB, assim como Bolsonaro, pelo PSL.

Foto com Lula

Na foto com Lula, o homem de barba e óculos escuros é o então policial federal Danilo César Campetti. O registro foi feito pelo fotógrafo do PT, Ricardo Stuckert, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, em 2 de março de 2019, dia do velório do neto de Lula, Arthur Araújo Lula da Silva.

Na época, Lula estava preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba onde cumpria pena depois de ter sido condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá, no âmbito da Operação Lava Jato. Ele foi liberado pela Justiça para assistir ao velório do neto. Além da Polícia Federal, pelo menos 275 policiais militares participaram da operação de escolta.

O próprio Campetti compartilhou a foto nas redes sociais dele e também uma explicação de quem seriam as pessoas na montagem, em 2020.

| Reprodução Instagram

Danilo César Campetti também fazia a segurança de Bolsonaro no dia em que o político levou a facada em Juiz de Fora, Minas Gerais, em setembro de 2018, apesar de não ser ele que aparece próximo a Bolsonaro na foto aqui verificada. Por conta do socorro prestado a Bolsonaro após a facada, ele foi homenageado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Nas redes sociais, Campetti demonstra apoio ao presidente Bolsonaro. Devido a isso, o PT chegou a acionar a corregedoria da Polícia Federal e o Ministério Público Federal contra Campetti após ele ter feito a escolta de Lula. A sigla argumentou que “além de ser um ativista pró-Bolsonaro, [Campetti] mantém manifestações hostis ao PT e a Lula nas redes sociais, o que compromete seu desempenho como profissional de segurança”.

Após o ocorrido, Danilo Campetti foi cedido ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento onde foi nomeado, em fevereiro de 2020, para o cargo de assessor Especial de Assuntos Fundiários, do qual foi exonerado em dezembro de 2021. Em seguida, foi nomeado para o cargo de Assessor Especial da Secretaria-Executiva do Ministério da Infraestrutura, do qual foi exonerado em 6 de junho deste ano, conforme mostra o Diário Oficial da União (DOU).

Danilo Campetti teve que sair do cargo para poder concorrer nas eleições de outubro deste ano, nas quais é pré-candidato a deputado estadual de São Paulo pelo Republicanos.

Foto com Bolsonaro

O homem que aparece ao lado de Bolsonaro no dia do atentado em Juiz de Fora é o então policial federal Flávio Antônio Gomes. Ele também foi um dos destacados da PF para fazer a segurança do ato de campanha de Bolsonaro na cidade mineira. Assim como Campetti, Gomes foi homenageado pela Alesp por sua atuação no dia em que Bolsonaro levou a facada.

Em setembro de 2019, Gomes foi requisitado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) para exercer cargo junto à Superintendência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) em São Paulo.

A foto que está na montagem aqui investigada foi capa da edição da revista Veja de 12 de setembro de 2018. A mesma imagem foi compartilhada pelo perfil do Twitter de Jair Bolsonaro em dezembro de 2018.

Autor da facada agiu sozinho

O autor da facada em Bolsonaro é Adélio Bispo do Santos, que foi preso em flagrante no dia do episódio. As investigações sobre o atentado foram realizadas pela Polícia Federal, que já abriu até o momento dois inquéritos para apurar o caso, o primeiro deles encerrado ainda em setembro de 2018 e o outro em maio de 2020. Nos dois inquéritos, a PF confirmou que Adélio agiu sozinho, sem qualquer ajuda para planejar ou executar a ação.

Em novembro de 2021, o Tribunal Regional da 1ª Região autorizou a reabertura das investigações da facada em Bolsonaro. Após a reabertura, o comando da investigação também foi alterado, já que o antigo delegado responsável, Rodrigo Morais, foi transferido para os Estados Unidos. O atual responsável pelas investigações é o delegado Martin Botaro Pupper e até o momento não há nenhuma informação de que houve o envolvimento de algum agente da Polícia Federal para “facilitar” o crime, como sugere a postagem, ou de qualquer outra pessoa.

Por que investigamos: A cerca de três meses das eleições, o post tenta induzir as pessoas a pensarem que o pré-candidato ao Palácio do Planalto pelo PT, Lula, e um policial federal tiveram alguma relação com o ataque a Bolsonaro em 2018. O eleitor tem direito de escolher em quem votar, e essa decisão deve ser tomada levando em consideração informações verdadeiras.

Outras checagens sobre o tema: Em 2019 o e-Farsas já havia feito uma checagem sobre a mesma montagem com as três fotos. O conteúdo também foi checado pela Reuters. A respeito do atentado sofrido por Bolsonaro em Juiz de Fora, diversas agências de checagem (como Lupa, Aos Fatos e Estadão Verifica) já demonstraram que não há qualquer indício de envolvimento de partidos de oposição, ou que Adélio seria próximo de pessoas ligadas ao PT. O Comprova também já confirmou ser falsa uma postagem que insinuava que o ex-presidente Lula e o Supremo Tribunal Federal (STF) tinham um acordo para matar o presidente Jair Bolsonaro.

Eleições

Investigado por: 2022-07-15

Post de deputado exagera em 5 vezes o lucro das estatais em 2021

  • Enganoso
Enganoso
É enganoso um tuíte do deputado federal Marco Feliciano (PL-SP) dizendo que as estatais brasileiras tiveram lucro de R$ 1 trilhão em 2021, na gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL). Na verdade, esse valor se refere ao faturamento, não ao lucro, das 47 companhias sob o controle do governo federal. Segundo o Ministério da Economia, o resultado líquido das estatais foi de R$ 187,7 bilhões no ano passado.

Conteúdo investigado: Publicação no Twitter feita pelo deputado federal Marco Feliciano (PL-SP) afirma que as estatais brasileiras sob a administração Bolsonaro geraram lucro de R$ 1 trilhão em 2021. Ele então sugere que essa informação deve tirar o sono do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.

Onde foi publicado: Twitter

Conclusão do Comprova: Um post no Twitter do deputado federal Marco Feliciano (PL-SP) engana ao afirmar que as empresas estatais brasileiras geraram lucro de R$ 1 trilhão em 2021, sob a gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL). Esse foi o valor aproximado (R$ 999,8 bilhões) do faturamento total, não o lucro, das estatais controladas pelo governo federal no ano passado.

O faturamento representa o valor total das receitas obtidas pelas empresas com suas atividades no ano. Para obter o lucro líquido, subtraem-se das receitas os custos das empresas com operações, impostos, entre outras despesas. Em 2021, segundo relatório do Ministério da Economia, o lucro líquido das estatais federais foi de R$ 187,7 bilhões, valor mais de cinco vezes menor do que o faturamento.

Enganoso, para o Comprova, é o conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Alcance da publicação: Até o dia 15 de julho, o post do deputado reunia 4.799 curtidas e 1.016 compartilhamentos no Twitter.

O que diz o autor da publicação: O Comprova entrou em contato com Marco Feliciano pelo WhatsApp para questioná-lo sobre o erro no post. O parlamentar respondeu: “Meu tuíte falava do anseio dos bandidos do PT em voltar a roubar as estatais. E ladrão de dinheiro público não rouba do lucro, rouba do faturamento mesmo! Aliás, como bem visto no BNDES, rouba até do empréstimo!”.

A equipe então perguntou se Feliciano havia confundido lucro por faturamento ao redigir o tuíte. “Estou dizendo que o sentido do que falei não é alterado em um milímetro caso a informação que você me passa seja correta”, disse o deputado. Por fim, o Comprova perguntou se o parlamentar gostaria de fazer algum esclarecimento sobre o post para corrigir a informação, mas desta vez não houve resposta.

Como verificamos: Inicialmente, fizemos uma busca no Google com as palavras-chave “lucro estatais 2021”. A pesquisa retornou diversas notícias de veículos jornalísticos, entre eles CNN Brasil e Folha de S.Paulo, que citam um relatório publicado pelo Ministério da Economia em 1º de julho. Procuramos, então, pelas palavras-chave “balanço estatais ministério economia” e encontramos os boletins de 2021 e 2020.

O Ministério da Economia foi procurado por e-mail para obter dados de lucro e faturamento das estatais entre os anos de 2003 e 2010, durante os mandatos presidenciais de Lula, citado no tuíte do deputado Feliciano. Por meio da pasta, a reportagem também buscou as informações de 2019, primeiro ano da gestão de Bolsonaro.

Os dados foram atualizados pela inflação do período com auxílio da calculadora do IPCA do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Feliciano também foi procurado para fornecer esclarecimentos sobre a postagem.

Estatais federais não lucraram R$ 1 trilhão

Segundo relatório publicado pelo Ministério da Economia, as 47 estatais brasileiras sob controle do governo federal tiveram, juntas, um lucro ou resultado líquido de R$ 187,7 bilhões em 2021. O valor, ainda segundo o balanço, é o triplo do apurado em 2020 e o maior desde 2018. Os melhores resultados foram obtidos pela Petrobras (R$ 107,3 bilhões), BNDES (R$ 34,1 bilhões), Banco do Brasil (R$ 19,7 bilhões), Caixa (R$ 17,3 bilhões) e Eletrobras (R$ 5,7 bilhões).

Em 2020, ainda de acordo com o Ministério da Economia, o lucro das estatais federais totalizou R$ 67 bilhões. O faturamento das companhias somou R$ 815,9 bilhões no período. Em 2019, as estatais lucraram R$ 114 bilhões, e o faturamento foi de R$ 950,6 bilhões.

Resultados das estatais na gestão Lula

Nos anos de 2003, 2004 e 2005, os três primeiros da gestão de Lula, as estatais brasileiras registraram resultado líquido (lucro) de R$ 53,2 bilhões, R$ 59,3 bilhões e R$ 83,8 bilhões, respectivamente. Durante o governo do petista, o melhor resultado foi verificado em 2008: R$ 129,8 bilhões.

Já o faturamento das empresas públicas ficou em R$ 627,6 bilhões (2003), R$ 623,1 bilhões (2004) e R$ 677,5 bilhões (2005) nos três primeiros anos de Lula na presidência da República. Entre os oitos anos de governo do petista, o maior montante foi registrado em 2010, com R$ 885,8 bilhões.

Os valores nominais de 2020 e 2021 foram pesquisados pela reportagem nas edições de cada ano do Relatório Agregado das Empresas Estatais Federais, publicado pelo Ministério da Economia. Já os dados nominais de 2003 a 2010 e de 2019 foram enviados ao Comprova pela assessoria de imprensa da pasta.

O valor nominal é aquele calculado no momento da publicação dos números. Para uma comparação justa, todos os dados anteriores a 2021 foram atualizados pela reportagem segundo a inflação do período, com auxílio da calculadora do IPCA do IBGE.

Autor do post

Marco Feliciano está em seu terceiro mandato como deputado federal. É pastor e presidente da igreja Assembleia de Deus Ministério Catedral do Avivamento. Feliciano já foi filiado a partidos como PSC, Podemos e Republicanos. Atualmente é membro do PL, sigla do presidente Jair Bolsonaro.

Por que investigamos: A cerca de três meses da eleição, o tuíte do deputado engana sobre o lucro de empresas federais, que têm suas gestões sob responsabilidade do chefe do Executivo, Jair Bolsonaro, pré-candidato à reeleição. O eleitor tem direito de escolher em quem votar, e essa decisão deve ser tomada levando em consideração informações verdadeiras sobre a administração pública.

Outras checagens sobre o tema: Dentro do tema eleições, o Comprova verificou recentemente que é falso que Lula e presidente eleito da Colômbia queiram obrigar pessoas a dividir casa com outras famílias e que é montagem foto que mostra Bolsonaro passando de moto sob uma faixa “Vai trabalhar, preguiçoso!” em Salvador. O Comprova também mostrou o caso de post que distorce reportagem e mente ao dizer que estatuto do PT prevê confisco de bens dos brasileiros.

Saúde

Investigado por: 2022-07-15

Vídeo de médicos engana ao desqualificar vacinas, exaltar tratamento precoce e exagerar problemas cardíacos

  • Enganoso
Enganoso
É enganoso vídeo de médicos que defendem “tratamento precoce” no enfrentamento da covid-19 e associam o aumento de problemas cardíacos à vacinação. Até o momento, não há pesquisa provando que o “tratamento imediato” é eficaz ou que pessoas vacinadas adquirem mais problemas cardíacos que cidadãos não imunizados contra o coronavírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) segue sustentando que as vacinas protegem contra formas graves da doença e diferentes estudos comprovam isso.

Conteúdo investigado: Vídeo de cerca de 14 minutos em que dois médicos falam sobre as vacinas contra o coronavírus e defendem o tratamento precoce. Os homens ainda relacionam os imunizantes com o surgimento de problemas cardíacos e alegam que pessoas vacinadas estariam adoecendo tanto quanto aquelas que não receberam as doses.

Onde foi publicado: Youtube.

Conclusão do Comprova: É enganoso um vídeo no Youtube em que dois médicos afirmam a existência de um estudo envolvendo eficácia de tratamento precoce contra a covid. Eles chegam a mencionar que o “tratamento imediato” tem muito mais chance de salvar do que os imunizantes. Além disso, os profissionais também associam as vacinas contra a covid a um possível aumento de problemas cardíacos em pessoas imunizadas.

Apesar da tentativa de desqualificar a vacina contra a covid, os médicos não apresentam estudos que invalidem os resultados de pesquisas realizadas ao longo de mais de dois anos de pandemia. Até aqui, está claro que a vacinação continua sendo a principal arma de combate ao coronavírus e seus efeitos no corpo.

Além disso, diversos órgãos nacionais e internacionais como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a OMS e o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), do governo dos Estados Unidos, asseguram a segurança e eficácia dos imunizantes, e recomendam a continuação da aplicação das doses.

Enganoso, para o Comprova, é o conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Alcance da publicação: O Comprova investiga os conteúdos suspeitos de maior alcance nas redes sociais. Até o dia 15 de julho, o vídeo teve mais de 119 mil interações, sendo 99,3 mil visualizações, 19 mil curtidas e 1,4 mil comentários.

O que diz o autor da publicação: O Comprova entrou em contato com o médico Edimilson Migowski, responsável pela publicação, por meio do e-mail disponível em seu canal do Youtube. Em resposta, Migowski afirmou que o objetivo do vídeo foi “trazer opiniões técnicas de médicos e pesquisadores” com experiência no tratamento de pacientes com covid-19 e com “total isenção econômica, política e partidária”.

Procurado através de e-mail, Flavio Cadegiani afirmou que o vídeo é baseado em estudos científicos e, por isso, não deveria ser alvo de uma checagem. O Comprova então solicitou os estudos citados pelo médico. Como resposta, ele disse que não tem a obrigação de dividir as pesquisas e que iria aguardar a publicação do Comprova para se pronunciar nas redes sociais.

“Não irei tratar na forma de ataque, mas sim de esclarecimento. Assim julgo que será mais justo comigo, tentando trazer um pouco de volta o respeito que mereço pela minha carreira e a quem sou”, disse o médico.

Cadegiani concluiu afirmando que “mediante tantas incertezas, temos muito mais questões do que fatos consagrados”.

Como verificamos: O Comprova iniciou a verificação buscando publicações em revistas científicas (Clinical Science, CDC, The New England Journal of Medicine e Imperial College London) e órgãos oficiais (Fundação Britânica do Coração, Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, OMS) a respeito da relação entre os imunizantes contra a covid e doenças cardiológicas, e do adoecimento de pessoas vacinadas e não vacinadas.

Em seguida, investigamos estudos (The New England Journal of Medicine, British Medical Journal) e reportagens jornalísticas (UOL e BBC News Brasil) sobre a suposta efetividade do “tratamento precoce” contra a infecção por coronavírus.

Além disso, o Comprova consultou outras verificações (1, 2, 3, 4 e 5) envolvendo os imunizantes contra a covid-19.

Também reunimos informações a respeito dos médicos Edimilson Migowski (Anvisa e Correio Braziliense) e Flavio Cadegiani (El País, Metrópoles e Conselho Nacional de Saúde).

Por fim, o Comprova entrou em contato com o CDC, com o médico infectologista Nelson Barbosa e os médicos que aparecem no conteúdo verificado.

Benefícios das vacinas contra a covid-19 superam risco de miocardite

No vídeo verificado, Migowski e Cadegiani afirmam que houve um aumento de casos de miocardite (inflamação no músculo do coração) e de infarto agudo do miocárdio após a utilização de determinadas vacinas.

Conforme o site do CDC, que mantém informações atualizadas a respeito dos possíveis efeitos adversos da vacinação, uma revisão dos dados de segurança dos imunizantes realizada entre dezembro de 2020 e agosto de 2021 encontrou um aumento nos casos de miocardite após as vacinas de mRNA, como da Pfizer e Moderna, que, no entanto, continuam muito baixos.

Mais de 350 milhões de vacinas de mRNA foram aplicadas durante o período do estudo e os cientistas descobriram que as taxas de miocardite eram mais altas após a segunda dose entre homens de 12 a 15 anos (70,7 casos por um milhão de doses da Pfizer), 16 a 17 anos (105,9 casos por um milhão de doses da Pfizer) e 18 a 24 anos (52,4 casos e 56,3 casos por milhão de doses de Pfizer e Moderna, respectivamente).

Os médicos que aparecem no vídeo não falam, no entanto, que o desenvolvimento de miocardite ou pericardite (inflamação na membrana que recobre o coração) após a vacinação é raro, que as vacinas são seguras e que a maioria dos pacientes com miocardite ou pericardite após a vacinação respondeu bem à medicina e se sentiu melhor rapidamente, segundo o CDC.

Conforme investigado em checagem anterior do Comprova, diversos especialistas apontam, utilizando estudos variados, que o risco de uma pessoa desenvolver miocardite após a vacinação é muito inferior ao risco de ter esse problema após contrair a covid-19.

Em julho de 2021, o subcomitê para covid-19 do Comitê Consultivo Global da OMS sobre Segurança de Vacinas (GACVS) emitiu uma declaração sobre notificações de miocardite e pericardite após vacinas de mRNA contra covid-19.

A partir da revisão de dados da Austrália, Canadá, Israel e Estados Unidos, o subcomitê observou maior incidência de miocardite após uma segunda dose da vacina da Moderna (Spikevax) do que a vacina da Pfizer (Comirnaty) em homens jovens, embora o risco geral seja pequeno. De acordo com os dados do Sistema de Notificação de Eventos Adversos de Vacinas dos Estados Unidos, até 11 de junho de 2021 foram notificados aproximadamente 40,6 casos de miocardite por milhão após a segunda dose entre homens e 4,2 casos por milhão entre mulheres. Ambos na faixa etária de 12 a 29 anos que receberam as vacinas de mRNA.

Para pessoas com mais de 30 anos, as taxas de notificação foram de 2,4 e 1,0 por milhão após a segunda dose, respectivamente, para homens e mulheres.

Observou ainda que a miocardite pode ocorrer após a infecção pelo vírus da covid-19 e que as vacinas de mRNA têm um benefício claro na prevenção de hospitalização e morte pela doença. Ou seja, os benefícios da vacinação para proteção da doença superam em larga escala eventuais riscos dos imunizantes.

Dois meses depois, o CDC publicou um estudo segundo o qual a incidência da miocardite em vacinados era de nove casos a cada 100 mil. No caso de pessoas que tiveram a doença e não se vacinaram, o resultado foi de 150 casos para cada 100 mil.

Um estudo publicado no periódico The Lancet Respiratory Medicine em 11 de abril de 2022 e realizado por pesquisadores de Cingapura apontou que “o risco geral de miopericardite após a vacinação contra a doença é muito baixo, afetando 18 pessoas por milhão de doses aplicadas”. Os achados confirmam que os riscos são comparáveis ou mais baixos do que o apresentado por outros tipos de imunizantes.

A pesquisa, que se baseou em bancos de dados internacionais, analisou informações de mais de 400 milhões de doses aplicadas, para comparar o risco de miopericardite após a vacinação contra covid-19 e outras doenças, como gripe e varíola, conforme reportagem da CNN.

Neste ano, a Sociedade Brasileira de Cardiologia emitiu um posicionamento sobre a segurança cardiovascular da vacinação em que afirma que “a taxa de miocardite associada à covid-19 excede a taxa observada com as vacinas na maioria dos levantamentos populacionais”. Além disso, “quando comparadas às taxas de mortalidade da infecção pelo vírus SARS-Cov2, bem como o risco de hospitalização, o benefício geral da vacina supera o risco de miocardite por ela induzida”.

Além disso, em março de 2022, o Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica em que dispõe atualizações do diagnóstico, investigação, manejo e incidência de miocardite e pericardite após a vacinação no contexto brasileiro. Segundo o documento, no período de 18 de janeiro de 2021 a 12 de março de 2022, foram idenficados 222 eventos com os termos “miocardite”; “pericardite”; “perimiocardite” ou “ressonância cardíaca” no sistema de informação e-SUS Notifica. Destes, apenas 87 tiveram diagnóstico de miocardite/pericardite, sendo 66 após a vacina Pfizer/Cominarty.

Em 39 das notificações os dados eram insuficientes para o diagnóstico e em 62 dos eventos o diagnóstico era negativo para miocardite/pericardite.

No mesmo período, foram aplicadas 294.159.843 doses da vacina contra o coronavírus, segundo informações da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). Isso significa que a incidência total de miocardite/pericardite encontrada foi de 0,02 eventos para cada 100 mil doses aplicadas e de 0,05 a cada 100 mil doses após a vacina Pfizer/Cominarty. Apenas dois óbitos foram registrados.

“Os dados de incidência basal da doença e da baixa incidência de miocardite/pericardite como evento adverso pós vacinação descritos reforçam o benefício da vacina em detrimento do risco da doença covid-19 e o risco de desenvolvimento de formas graves. Assim, mantém-se a recomendação de vacinação para toda população com indicação do uso do imunizante Pfizer/Cominarty sem restrições”, diz a nota.

Risco de morte por miocardite ou pericardite após a vacina é pequeno

Em 14 de abril de 2022, a Fundação Britânica do Coração (BHF) publicou uma matéria respondendo perguntas sobre a relação das vacinas com a miocardite. A reportagem afirma que não há evidências de que as pessoas estejam em risco de parada cardíaca após a vacina contra o coronavírus.

Pesquisas realizadas em Israel, Portugal e outros países analisando miocardite e pericardite após a vacina não encontraram nenhum risco aumentado de morte ou parada cardíaca, em comparação com não vacinados.

Um grande estudo, realizado com quatro milhões de pessoas vacinadas na Dinamarca, publicado no British Medical Journal, descobriu que não houve mortes ou diagnósticos de insuficiência cardíaca em pessoas que foram diagnosticadas com miocardite ou pericardite após serem vacinadas. A pesquisa também mostrou que a vacinação estava associada a um risco muito menor de parada cardíaca ou morte em relação a pessoas não vacinadas ou contaminadas com covid.

No Reino Unido, não houve registros para paradas cardíacas em menores de 18 anos após a vacina – o que significa que houve um número pequeno demais para ser publicado, ou nenhum.

Pegar covid-19, por outro lado, pode aumentar significativamente o risco de parada cardíaca e morte, segundo a BHF.

Uma pesquisa apoiada pela Fundação está trabalhando para descobrir mais sobre a suposta relação entre as vacinas contra a covid e problemas no coração. “Embora ainda não tenhamos todas as respostas, isso não é necessariamente um motivo para não tomar a vacina (ou não vacinar seu filho)”, diz a entidade, em um trecho de perguntas e respostas sobre o assunto.

Casos de miocardite e morte em atletas após vacinação são raros

Contrariando a afirmação feita pelos médicos no vídeo analisado, não existe nenhum dado estatístico oficial que aponte que mortes súbitas de atletas foram de fato associadas à vacinação contra a covid-19. No conteúdo, Cadegiani afirma que a proteína spike (S) do coronavírus vai até as glândulas adrenais e estimula a produção de noradrenalina e adrenalina, hormônios que segundo o médico estão presentes em maior quantidade em pessoas fisicamente ativas, em especial os atletas, e que seriam os responsáveis pelos casos de miocardite nessa população.

Os profissionais então relacionam os casos de miocardite em atletas após a vacinação com imunizantes de RNA mensageiro (mRNA), que utilizam um mRNA sintético do vírus que ensina o organismo a fabricar a proteína S do SARS-CoV-2. Essa proteína sintética, no entanto, não é capaz de realizar qualquer outra tarefa e não penetra no núcleo das células. Portanto, não consegue causar a covid-19 ou qualquer alteração no genoma humano, conforme explicou a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm).

Em checagem recente do Comprova, o Comitê Olímpico Internacional (COI), que adota um protocolo de segurança para casos de morte súbita cardíaca, informou que não possui dados sobre eventos relacionando ataques cardíacos em atletas após vacinação contra a covid, durante a pandemia ou após o início da vacinação, nem a Federação Internacional de Futebol (FIFA). De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), embora haja casos que levantem uma possibilidade de associação entre mal súbito e as vacinas contra o Sars-CoV-2, os casos são “muito raros e insuficientes para sustentar uma suficiente relação de causalidade”.

Em novembro de 2019, a cardiologista Alinne Katienny Lima Silva Macambira fez uma apresentação durante o XXXVI Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas falando sobre mortes súbitas no esporte. Entre as razões para a morte de um atleta estão a alta exigência física, o aumento excessivo da função cardíaca, o aumento da ventilação pulmonar, desidratação, alteração eletrolítica, elevado consumo energético, diminuição da imunidade e por um gatilho para uma doença pré-existente.

Pessoas vacinadas têm menos chances de adoecer que as não vacinadas

Ao contrário do que afirmam os médicos no vídeo verificado, pessoas vacinadas não “estão adoecendo na mesma intensidade de quem não inoculou” (os profissionais usam o termo como sinônimo de “vacinação” para evitar que o vídeo, ao defender o tratamento precoce contra a covid-19, seja classificado pela plataforma como fonte de desinformação e, por isso, retirado do ar). Resultados do estudo do Imperial College London e Ipsos MORI mostraram que as pessoas totalmente vacinadas têm três vezes menos probabilidade de serem infectadas do que as que não receberam as doses. Os dados foram coletados entre 24 de junho e 12 de julho de 2021.

Ao Comprova, o médico infectologista Nelson Barbosa, do Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, que atua no Amazonas e participou do atendimento de pacientes em duas ondas da covid no estado, afirmou que não procede a informação de que pessoas vacinadas estão adoecendo na mesma quantidade de quem não se vacinou.

Ele ressalta que, apesar das vacinas não impedirem o contágio, elas protegem a população das formas graves das doenças. “A BCG protege as pessoas das formas graves da tuberculose, e a vacina da covid protege as pessoas de suas formas mais graves também”, exemplifica.

O médico lembra que quem está vacinado e é infectado pelo coronavírus, muitas vezes, sente apenas os sintomas de uma gripe. “Muitas vezes a pessoa nem desconfia que está com covid, eu já atendi várias assim. Pacientes com sintomas gripais, que quando fazem o teste detectam o coronavírus. Agora, por que a doença não evoluiu para uma forma grave? Porque ela estava vacinada. E a cada dose de reforço, a pessoa aumenta a sua imunidade. Hoje, se você for ver quem está internado, a maioria não tem cobertura vacinal completa.”

A respeito da relação de doentes com vacina e sem vacina, o infectologista considera também que, até o momento, os efeitos colaterais mais comuns da vacina são dor local, febre, mialgia, astenia. “A doença em si causa mais dano cardíaco que a própria vacina”, diz o médico.

“Tratamento precoce”

Ao longo do vídeo, os médicos defendem o “tratamento precoce”, protocolo com medicamentos sem eficácia comprovada para tratar a covid-19, e alegam que ele seria mais eficaz para salvar vidas do que as vacinas.

Atualmente, segundo reportagem da BBC News Brasil publicada em 5 de julho, são seis remédios contra o coronavírus aprovados pela Anvisa para pacientes e situações específicas, e nenhum deles deve ser tomado sem indicação médica. Eles são indicados para ajudar a evitar o agravamento dos casos e não devem ser utilizados como substitutos das vacinas.

  1. Rendesivir – produzido pela farmacêutica Gilead, é um antiviral injetável e de uso hospitalar. É destinado no Brasil a pacientes com pneumonia que precisam de suplementação de oxigênio, mas que não estão sob ventilação artificial.
  2. Paxlovid (nirmatrelvir + ritonavir) – antiviral oral da Wyeth/Pfizer, indicado como tratamento para pessoas com maior risco de ter covid-19 grave. Deve ser tomado assim que possível dentro de cinco dias de início dos sintomas.
  3. Molnupiravir – antiviral da farmacêutica MSD (Merck Sharp & Dohme). Deve ser indicado por um médico e é destinado principalmente a pacientes com quadros leves e moderados e com risco de agravamento. Também deve ser tomado via oral dentro de cinco dias do início dos sintomas.
  4. Sotrovimabe – anticorpos monoclonais da GSK de uso restrito a hospitais. Indicado pela Anvisa para pessoas com covid-19 leve a moderada, mas que estão em risco de progressão para o estágio grave da doença. No serviço de saúde britânico, costuma ser administrado como transfusão para receptores de transplantes, pacientes com câncer e outros grupos de alto risco.
  5. Baricitinibe – anti-inflamatório recomendado pela OMS para pacientes graves; e autorizado pela Anvisa para uso em pacientes adultos hospitalizados que “necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal, ou que necessitam de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva”.
  6. Evusheld (cilgavimabe + tixagevimabe) – tratamento injetável da AstraZeneca com anticorpos monoclonais indicado como profilaxia (ou seja, deve ser tomado antes da exposição à covid-19) para pessoas com comprometimento imunológico moderado a grave ou em tratamento com imunossupressores. A Anvisa destaca que a profilaxia com Evulshed não substitui a vacinação para indivíduos em que a vacinação é recomendada.

A OMS também tem quatro medicamentos pré-aprovados para o tratamento de covid. No entanto, têm preços elevados e não estão amplamente disponíveis no mundo todo. O mesmo vale para remédios aprovados pela Anvisa.

De acordo com a matéria, diferentemente da vacinação, que é um produto preventivo e tem objetivo de preparar o sistema imunológico do corpo para evitar a contaminação, os tratamentos com medicamentos são administrados durante o desenvolvimento da doença, após a contaminação. O objetivo é combater o vírus e evitar o agravamento da doença.

Outros medicamentos, como a hidroxicloroquina e a ivermectina, não funcionam contra o vírus, como já demonstraram diversos estudos (The New England Journal of Medicine, Jama Network, The Lancet Rheumatology).

Em depoimento na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal, em fevereiro de 2022, o diretor da Anvisa, Antônio Barra Torres, afirmou que os medicamentos hidroxicloroquina, ivermectina, nitazoxanida e as vacinas não estão no mesmo plano de eficácia no combate à covid-19.

Quem é Edimilson Migowski?

Edimilson Migowski é médico infectologista, mestre em Medicina na área de Concentração Pediátrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em Medicina na área de Concentração de Doenças Infecciosas e Parasitárias pela UFRJ.

Também é membro da Sociedade Europeia de Infectologia Pediátrica desde 2007, membro titular da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro desde 2009 e membro titular da Academia Nacional de Farmácia desde 2008.

Atualmente, atua como diretor do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) da UFRJ. Migowski também é pré-candidato a deputado federal pelo PL no Rio de Janeiro.

Em dezembro de 2021, secretários do Ministério da Saúde se reuniram com membros da pasta e especialistas que são contra a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid. Na época, Migowski foi um dos profissionais que assinaram documento encaminhado à Anvisa, contrário à imunização compulsória do grupo.

Reportagem do Correio Braziliense de junho de 2020 apontou que o médico defendia o tratamento precoce contra o coronavírus com o antiparasitária Nitazoxanida, substância sem eficácia comprovada no combate à doença.

Em março de 2021, o governo brasileiro divulgou uma nota técnica a respeito do uso da nitazoxanida para prevenção e tratamento de pacientes com covid-19. O documento utiliza como base para a análise três ensaios clínicos randomizados, porém, segundo o governo, “considerados de baixa qualidade metodológica e com moderado a alto risco de viés”. A nota concluiu que são necessários estudos com maior qualidade e tempo de acompanhamento para interpretar os resultados.

“A nitazoxanida, se usada no início dos sintomas, parece ter um efeito na redução da carga viral avaliado em sete dias de tratamento e aumentou a proporção de pacientes com teste negativo para SARS-CoV-2, porém a certeza dessa evidência é muito baixa. O medicamento não mostrou benefícios comparado ao placebo para os desfechos importantes como mortalidade, ventilação mecânica e melhora clínica.”

Apesar de alguns estudos indicarem potencial da nitazoxanida para o tratamento da covid (The Lancet, European Respiratory Journal), ainda é cedo para afirmar que ela funciona contra a doença. Isso porque são poucos os estudos, sobretudo os que envolvem seres humanos, que já tiveram resultados aprovados para divulgação em periódicos científicos, de forma que não há uma quantidade suficiente de dados confiáveis que atestem o uso seguro e comprovadamente eficaz do remédio nesses casos.

Um dos estudos mais recentes publicados sobre o medicamento ressalta que “outros testes com números maiores são necessários para avaliar a eficácia da terapia com nitazoxanida na prevenção da progressão para doenças graves”.

Quem é Flavio Cadegiani?

Flavio Adsuara Cadegiani é médico endocrinologista e fundador do Instituto Corpometria, que oferece tratamento para doenças endócrinas. Ele virou alvo de denúncias da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) pela possibilidade de ter levado 200 pessoas à morte por conta do desenvolvimento do estudo “Proxalutamida para pacientes hospitalizados por covid-19”. A proxalutamida é uma droga experimental estudada para aplicação em pacientes com alguns tipos de câncer, como de próstata ou mama, pois bloqueia a ação de hormônios masculinos.

No início de 2021, um homem de 28 anos infectado pelo coronavírus iniciou tratamento com Cadegiani. Segundo relatório publicado sobre o caso na revista britânica British Medical Journal (BMJ) em 15 de fevereiro, o paciente fazia uso diário de um anabólico esteróide que agravou seu diagnóstico, com piora dos sintomas da covid-19 quatro dias antes da consulta. Em seu tratamento, o homem recebeu uma dose de 600mg de proxalutamida, seguida de 200mg diários pelos sete dias seguintes. O fármaco não possui registro no Brasil e foi utilizado pelo médico sem a autorização da Anvisa, numa dose jamais aplicada oficialmente em um ser humano.

O endocrinologista também foi inserido entre as 68 sugestões de indiciamento no relatório da CPI da Pandemia por crime contra a humanidade.

No dia 15 de outubro de 2021, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) publicou uma nota esclarecendo que a pesquisa de Cadegiani foi interrompida por descumprimento das normas, e não por motivação política. A Rede Latinoamericana e Caribenha de Bioética da Unesco (Redbioética-Unesco) se manifestou apontando “grave violação ética” na pesquisa de Cadegiani, acusações que o médico nega.

Cadegiani também é conhecido por defender tratamentos alternativos à covid-19, mesmo sem eficácia comprovada cientificamente. Em fevereiro de 2022, uma reportagem do The Intercept Brasil apontou que a CPI da Pandemia revelou que o médico recebeu R$ 10 mil da Vitamedic, empresa produtora da ivermectina. O diretor da Vitamedic, porém, nega que o pagamento tenha ocorrido.

Em março deste ano, o Comprova verificou que um estudo feito em Itajaí, em Santa Catarina, com participação de Cadegiani, não prova eficácia de ivermectina contra covid-19.

Por que investigamos: O Comprova investiga conteúdos suspeitos sobre a pandemia de covid-19, eleições presidenciais e políticas públicas do governo federal que viralizaram nas redes sociais. Conteúdos como este aqui verificado, que colocam em dúvida a vacinação contra o coronavírus, são perigosos porque podem influenciar a população a não se imunizar, o que impacta diretamente no combate à pandemia.

Outras checagens sobre o tema: Em verificações recentes envolvendo os imunizantes, o Comprova mostrou que vacina contra covid-19 não causa câncer e não tem relação comprovada com herpes-zóster, que não é verdade que vacina da covid fez ‘explodir’ doenças cardíacas em crianças e que post engana ao relacionar mortes no esporte à vacinação contra a covid-19.

Saúde

Investigado por: 2022-07-14

É falso que o Japão declarou ivermectina mais eficaz do que vacinas contra a covid-19

  • Falso
Falso
Tuíte com trecho de vídeo mente ao dizer que o Japão declarou que a ivermectina tem mais eficácia contra a covid-19 do que os imunizantes. No WhatsApp, circula gravação mais longa com outras afirmações falsas, como a de que o governo do país vai substituir as vacinas pelo medicamento antiparasitário. A Embaixada do Japão no Brasil disse ao Comprova que as informações não procedem.

Conteúdo investigado: Tuíte com a legenda “Japão declara ao mundo que a ivermectina é mais eficaz que a vacina. E agora, como fica?”. O texto acompanha vídeo que não cita o medicamento, mas diz que o país “está mais inclinado para reconhecer as lesões das vacinas e a procurar outras opções de tratamento”. Uma gravação mais longa, citando o medicamento e dizendo que o governo do país asiático o usará para substituir a vacina, circula no WhatsApp.

Onde foi publicado: Twitter e WhatsApp.

Conclusão do Comprova: É falso um post que circula nas redes sociais afirmando que o Japão declarou que a ivermectina é mais eficaz do que os imunizantes no combate ao novo coronavírus. Segundo vídeo publicado junto com a mensagem falsa, o país asiático “está mais inclinado a reconhecer as lesões das vacinas e a procurar outras opções de tratamento em comparação com outras nações desenvolvidas”, o que também não é verdade.

A gravação é um trecho de um vídeo que diz que o Japão substituirá a vacina pela ivermectina, remédio antiparasitário que, ainda segundo o narrador, se tornou uma opção de tratamento e pode ser usado como cura contra a covid-19. No entanto, não há evidências científicas que o medicamento funcione contra a doença.

Procurada pela reportagem, a Embaixada do Japão no Brasil afirmou que “não há, até o momento, nenhum processo de aprovação da ivermectina como medicamento para o tratamento da covid-19 no país”. Além disso, o governo japonês, em seu site, diferentemente do que afirma o conteúdo verificado, recomenda que as pessoas se vacinem.

Falso, para o Comprova, é todo o conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.

Alcance da publicação: O post aqui verificado teve até 14 de julho de 2022: 14,8 mil curtidas, 298 comentários e mais de 4.700 compartilhamentos.

O que diz o autor da publicação: A publicação foi feita por um perfil no Twitter que não permite o envio de mensagens. O Comprova localizou o autor no Instagram e tentou contatá-lo, mas não houve retorno até a publicação deste texto.

Como verificamos: Para obter as informações foram feitas pesquisas no Google que levaram aos sites do Ministério da Saúde e da Agência de Produtos Farmacêuticos e Dispositivos Médicos (Pharmaceutical and Medical Devices Agency; PMDA) do Japão. Nestes links, foi possível verificar os medicamentos liberados e as vacinas utilizadas para combater o coronavírus no país.

O Comprova também contatou, por e-mail, a Embaixada do Japão no Brasil. Além de responder os questionamentos da reportagem, o órgão enviou links de páginas oficiais vinculadas ao governo local nas quais é possível obter informações sobre vacinas e tratamento da doença. Para saber dados gerais sobre a pandemia na nação asiática, a equipe consultou o site do Ministério da Saúde japonês e o Our World in Data.

Japão e ivermectina

“O governo do Japão não determinou o uso da ivermectina como tratamento para a covid-19 em vez da vacinação. Não há, até o momento, nenhum processo de aprovação da ivermectina como medicamento para o tratamento da covid-19 no Japão”, afirmou ao Comprova a Embaixada do Japão no Brasil.

A ivermectina também não consta de uma lista de drogas aprovadas para o tratamento do coronavírus, de acordo com uma relação de substâncias aprovadas pela PMDA. Na mesma lista também é possível verificar os imunizantes que são utilizados e aceitos no país.

Segundo a página da PMDA, as drogas aprovadas para a covid-19 pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (Ministry of Health, Labour and Welfare of Japan – MHLW), após março de 2020, com revisão científica da agência são: Redemvisir, Baricitinibe, Casirivimabe/imdevimabe (uso combinado), sotrovimabe, molnupiravir, Tocilizumabe, e Nirmatrelvir/Ritonavir também administrados em conjunto.

O vídeo

Na parte superior direita do vídeo aparece um logo que, em uma busca no Google, mostrou ser da The Frustrated Indian (TFI Global), empresa de comunicação indiana.

Em seu site, a corporação diz que, por mês, 8 milhões de pessoas lêem os artigos publicados em inglês ou em hindu no site da TFI Media e que cerca de 30 milhões de pessoas assistem aos vídeos da plataforma.

A companhia afirma ter sido criada para fornecer uma narrativa alternativa aos meios de notícias convencionais e que existe para mudar a narrativa global.

A gravação se inicia com uma voz dizendo que “o Japão disse, em alto e bom som, não às campanhas de vacinação das grandes farmacêuticas com um pequeno mas notável passo”. Segundo o conteúdo, o mundo descartou a ivermectina “sem cerimônia até agora, mas o Japão demonstrou que o medicamento pode ser usado como uma cura mais eficaz e pode ser um substituto permanente das vacinas” contra a covid-19.

O motivo pelo qual os países não divulgam que o remédio antiparasitário seria a cura é, ainda de acordo com o vídeo, porque as nações firmaram acordo com a farmacêutica Pfizer para a compra de vacinas. “Mesmo que seja encontrada uma cura para a covid-19, o contrato não pode ser anulado”, diz o narrador.

Ivermectina e covid

“O uso da ivermectina para covid-19 não está previsto em bula e a utilização off label (quando um medicamento é utilizado para um tratamento diferente do recomendado na bula), até o momento não teve o respaldo das agências reguladoras, bem como do fabricante do medicamento”, afirma a mais recente nota técnica encontrada no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em relação ao remédio, de março de 2021.

O documento destaca ainda que resultados “não parecem ser suficientes para suportar recomendação de uso da ivermectina no tratamento de pacientes com covid-19, sendo que a recomendação da OMS para que a ivermectina seja utilizada, apenas, em protocolos de pesquisa clínica parece ser adequada”.

Na bula do remédio, é explicado que a ivermectina é um medicamento que atua contra várias espécies de parasitas e vermes.

Pandemia no Japão

De acordo com dados oficiais do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão, o país registrou 9.790.789 casos domésticos de covid-19 até 13 de julho. O número de mortes confirmadas que tiveram relação com a doença era de 31.437 até a mesma data. Além disso, outros 31.170 óbitos continuam sob investigação.

As autoridades sanitárias japonesas já aprovaram o uso de quatro imunizantes de diferentes farmacêuticas: Pfizer, aprovada em fevereiro de 2021; Moderna e Astrazeneca, em maio de 2021; e Novavax, em abril de 2022.

A vacina da Pfizer direcionada ao público com idade entre 5 e 11 anos foi aprovada em janeiro deste ano, segundo o ministério.

Embora tenha enfrentado dificuldades no início da vacinação, tendo aprovado o primeiro imunizante apenas em fevereiro de 2021, cerca de dois meses depois de países como Reino Unido e Estados Unidos e um mês depois do Brasil, atualmente o Japão está entre os países que mais imunizaram. De acordo com o Our World in Data, site da Universidade de Oxford (Inglaterra) que monitora dados relacionados à covid-19 no mundo, 81,25% dos japoneses foram vacinados com pelo menos duas doses até o último dia 11 de julho. Segundo a plataforma, o percentual de pessoas parcialmente imunizadas é de 82,35%.

O autor do post

Nas redes sociais, o criador do perfil afirma ser economista e empresário. Define-se como “terrivelmente cristão e entusiasta do Brasil”.

Na conta do Twitter, criada em janeiro do ano passado, compartilha diversos posts com críticas aos pré-candidatos à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Simone Tebet (MDB), bem como elogios a falas e atitudes do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de ações do governo, como a redução de ICMS nos estados.

No Instagram, a última publicação data de junho de 2020 e é uma repostagem de Bolsonaro. Não foram encontradas outras checagens ou notícias sobre o economista.

Como informado anteriormente, ele foi procurado pela reportagem, mas não respondeu.

Por que investigamos: O Comprova investiga conteúdos suspeitos sobre a pandemia, eleições presidenciais e políticas públicas do governo federal que viralizaram nas redes sociais. O post verificado aqui traz risco à população ao mentir/enganar sobre o uso da ivermectina contra a covid. O conteúdo também é perigoso por afirmar que as vacinas não são seguras – até o momento, elas são uma das ferramentas mais eficazes contra a doença.

Outras checagens sobre o tema: Ao menos desde novembro de 2021, outras agências já checaram conteúdos que afirmavam que o Japão ia apostar na ivermectina contra a covid, como AFP Checamos, Lupa, Fato ou Fake, do G1, Yahoo, Estadão Verifica e Reuters.

O antiparasitário também apareceu em diversas checagens do Comprova, como a de post que engana ao relacionar distribuição dele ao controle da pandemia em estado da Índia e a de conteúdo que afirma erroneamente que a Universidade de Oxford encontrou “fortes indícios” da eficácia do medicamento contra a covid. A vacina foi alvo de outras verificações do projeto, como a de vídeo que mente ao afirmar que ela causa câncer e tem relação com herpes-zóster, a de post que engana dizendo que ela fez “explodir” doenças cardíacas em crianças e a de conteúdo que usa texto que manipula dados para atacar sua segurança.

Eleições

Investigado por: 2022-07-13

Post distorce reportagem e mente ao dizer que estatuto do PT prevê confisco de bens dos brasileiros

  • Falso
Falso
Ao contrário do que sugere um vídeo que circula no Kwai, o estatuto do Partido dos Trabalhadores (PT) não prevê o confisco de bens financeiros de brasileiros, medida que também é proibida pela Constituição. Além disso, o confisco de dinheiro depositado na poupança ou em aplicações também não consta nas diretrizes da pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República.

Conteúdo investigado: Vídeo no Kwai compartilha um trecho de telejornal do canal CNN Brasil sobre um documento com propostas econômicas escrito por pessoas ligadas ao PT. Na parte de cima do vídeo foi inserido um texto que alerta as pessoas a “ficar de olho”, pois “Lula vai tomar o seu dinheiro” que está guardado “no banco, na poupança, (…) nas aplicações em geral”. Segundo o texto, essas propostas estariam previstas “no estatuto do PT”.

Onde foi publicado: Kwai.

Conclusão do Comprova: É falso um vídeo compartilhado na rede social Kwai que sugere que o ex-presidente e pré-candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva irá confiscar o dinheiro depositado por brasileiros na poupança ou em aplicações em geral, caso vença a eleição de outubro. Ao contrário do que afirma o post, a proposta não faz parte do estatuto do PT.

Não há nenhuma menção a propostas do tipo no estatuto do partido ou no documento com as diretrizes da chapa de Lula e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB). O confisco de bens financeiros também é vedado pela Constituição Federal desde 2001, ano em que foi promulgada a Emenda Constitucional nº 32.

Para fazer a afirmação, o vídeo se baseia em um trecho de telejornal da CNN Brasil, que foi ao ar em fevereiro, em que um jornalista faz um comentário sobre um documento redigido por pessoas ligadas ao PT com propostas econômicas estudadas pela sigla. Durante a fala do jornalista, é citado um eventual imposto emergencial sobre grandes fortunas, mas nenhuma proposta que tenha relação com confiscos de bens financeiros.

Falso, para o Comprova, é o conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.

Alcance da publicação: O Comprova investiga os conteúdos suspeitos de maior alcance nas redes sociais. Até o dia 13 de julho, o post aqui verificado teve mais de 2,8 mil curtidas, 679 comentários e mais de 3,5 mil compartilhamentos. O conteúdo também foi publicado pelo deputado estadual Ricardo Amorim (PL-PR) em seu perfil no Instagram, onde acumula mais de 91 mil visualizações. A postagem já recebeu a sinalização de conteúdo falso.

O que diz o autor da publicação: Por meio da ferramenta de envio de mensagens do Kwai, o Comprova entrou em contato com o perfil que postou o conteúdo, mas não houve retorno.

Como verificamos: O Comprova iniciou a busca pelas palavras-chaves “Estatuto do PT” e “CNN” no Google e constatou que o mesmo conteúdo de desinformação apurado nesta checagem já foi analisado pelo Estadão Verifica, UOL Confere e Boatos.org.

Ainda por meio desta busca, foi possível localizar a reportagem no site da CNN Brasil que trata da elaboração de um documento com propostas do PT para a economia brasileira, caso Lula saia vitorioso na eleição presidencial deste ano. O mesmo conteúdo foi localizado no canal da emissora no YouTube.

Também buscamos no site do PT informações relativas ao estatuto da sigla, cuja última versão é do ano de 2017 e ao documento com as diretrizes da chapa Lula-Alckmin, lançado no último dia 21 de junho.

O vídeo da CNN

O vídeo original é do programa Expresso CNN, de 1º de fevereiro de 2022. A publicação aqui investigada usa o trecho que vai de 00 ’02” até 02′ 05″ do vídeo original. Não há edições ou cortes durante esse trecho. Nele, o jornalista Caio Junqueira diz que pessoas ligadas ao PT e a Lula elaboraram um “documento interno” com propostas do partido para a economia.

Entre as propostas, estariam a decretação de um “estado de emergência”, com o rompimento de regras fiscais; a correção do orçamento herdado do ano anterior; a recuperação da capacidade de investimento de bancos públicos e empresas estatais; a cobrança de impostos sobre grandes fortunas, lucros e dividendos; a retomada dos programas Bolsa Família e Mais Médicos e a convocação de concursos públicos emergenciais. Durante a fala do jornalista não há nenhuma menção a propostas que tenham relação com confisco de bens financeiros depositados nos bancos.

No vídeo original, a partir de 02’06” (ou seja, no trecho que não faz parte da postagem aqui analisada), o jornalista da CNN segue sua fala dizendo que outras fontes ligadas ao PT o informaram que as propostas presentes no documento não significam, necessariamente, que serão colocadas em prática, e que a preocupação atual de Lula é estritamente com assuntos políticos e que propostas econômicas ainda não “entraram no radar do ex-presidente”.

Estatuto do PT não fala de confisco de bens

O estatuto do PT está disponível no site da legenda. No documento não existe qualquer tipo de diretriz econômica ou propostas de governo. O estatuto descreve apenas as normas de funcionamento e as competências atribuídas a alguns dos cargos dentro do partido.

Em relação às diretrizes da chapa Lula-Alckmin, lançadas no último mês de junho, também não há menção a confiscos. No capítulo chamado “Desenvolvimento Econômico”, algumas das propostas citadas são: “revogar o teto de gastos e rever o atual regime fiscal brasileiro”; promover uma “reforma tributária justa e sustentável, reduzindo tributação no consumo, garantindo progressividade tributária”; “fazer os muito ricos pagarem impostos” e “recompor o papel indutor e coordenador do Estado e das empresas estatais”.

Constituição proíbe confisco

O Artigo 62 da Constituição Federal trata de situações em que o presidente da República poderá adotar medidas provisórias com força de lei, desde que submetidas ao Congresso Nacional.

A Emenda Constitucional 32, publicada em setembro de 2001, contudo, estabeleceu algumas proibições, como é o caso do sequestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro dos brasileiros. Nestes casos, fica vedada a edição de qualquer medida provisória que altere a norma.

A legislação foi alterada 11 anos após o episódio em que o então presidente da República, Fernando Collor de Mello, anunciou o bloqueio das cadernetas de poupança e aplicações financeiras dos brasileiros, em 1990. A medida fazia parte do Plano Collor e tinha o objetivo de conter o aumento da inflação no período.

Por que investigamos: O Comprova investiga conteúdos suspeitos que viralizaram nas redes sociais sobre a pandemia de covid-19, políticas públicas do governo federal e eleições presidenciais. Desta vez, a peça desinformativa trata de um suposto estatuto do PT, que tem Lula como pré-candidato à presidência da República. Conteúdos falsos e enganosos são prejudiciais ao processo democrático porque atingem o direito do eleitor de fazer sua escolha baseada em fatos, não em boatos e desinformação.

Outras checagens sobre o tema:

O conteúdo aqui verificado já foi apurado também por outras agências de checagem como Estadão Verifica, UOL Confere e Boatos.org. O Comprova já apurou outros conteúdos de desinformação relativos ao PT e ao ex-presidente e mostrou que é falso que Lula e presidente eleito da Colômbia queiram obrigar pessoas a dividir casas com outras famílias, que é falsa a frase atribuída a Lula com ameaças ao STF e que protesto anti-Bolsonaro na Itália não teve manifestantes enviados pelo PT.

Eleições

Investigado por: 2022-07-08

É montagem foto que mostra Bolsonaro passando de moto sob uma faixa “Vai trabalhar, preguiçoso!” em Salvador

  • Falso
Falso
É montagem foto de post em que aparece faixa com a frase “Vai trabalhar, preguiçoso!” no momento da passagem da motociata de Jair Bolsonaro (PL) pela avenida Oceânica, em Salvador, durante as comemorações de 2 de Julho. Embora o Comprova tenha encontrado registros de faixas semelhantes à da imagem em outras partes do trajeto, no local não havia nenhuma faixa quando da passagem da caravana do presidente.

Conteúdo investigado: Postagem com foto da motociata de Jair Bolsonaro em Salvador, no dia 2 de julho, em que aparece uma faixa com a frase “Vai trabalhar, preguiçoso!”.

Onde foi publicado: Twitter, TikTok e Facebook.

Conclusão do Comprova: É falsa postagem cuja foto tem uma faixa verde com a frase “Vai trabalhar, preguiçoso!”, escrita em amarelo, que teria sido exposta no bairro de Ondina durante motociata de Jair Bolsonaro (PL) em Salvador, nas comemorações de 2 de Julho na capital baiana. Neste trecho específico da Avenida Oceânica não havia faixa de protesto como a retratada no conteúdo aqui investigado.

Apoiadores do presidente, como o ex-BBB Adriano Castro, fizeram transmissões ao vivo do trajeto. A partir de 1:34:40 do vídeo, ele entra no corredor da Avenida Oceânica, após a Prefeitura da Aeronáutica, mas não se vê a faixa. O deputado estadual Capitão Alden (PL-BA) também fez uma transmissão ao vivo no Facebook que mostra a passagem pelo trecho. A partir de 00:55 é possível ver as primeiras árvores no canteiro central da avenida e nenhuma faixa como a da foto é vista em todo o trecho até o cruzamento com a Avenida Milton Santos (3:12). Outro apoiador do presidente registrou a passagem pelo local antes (00:03) e durante (20:37) a motociata e as imagens mostram que não havia qualquer faixa naquele ponto.

Questionada pelo Comprova no dia 5 sobre a existência da faixa, a Prefeitura de Salvador afirmou que, após o contato da reportagem, encaminhou equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) até o local para retirá-la, porque não havia autorização de instalação conforme estabelece o Decreto 30.095/2018, mas nada encontrou.

Apesar de não haver uma faixa no ponto específico em que a fotografia foi feita, o presidente Bolsonaro e sua motociata passaram por pelo menos outras duas faixas no percurso. Ambas são idênticas à que aparece na foto aqui verificada e podem ser vistas nos vídeos gravados pelo ex-BBB Adriano Castro, pelo deputado Capitão Alden e por um apoiador do presidente, que filmou a motociata em três partes. Já os vídeos postados no Facebook do presidente não mostram nenhum dos trechos onde as faixas estavam fixadas.

Para o Comprova, falso é o conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.

Alcance da publicação: O post verificado aqui teve mais de 20 mil interações no Twitter, TikTok e Facebook, entre curtidas, compartilhamentos e menções, até 8 de julho.

O que diz o autor da publicação: Vários perfis publicaram a foto. Um dos primeiros registros foi feito ainda no dia 2 de julho por @polianices, no Twitter, que reúne sozinho quase 20 mil interações na publicação. Procurado em mensagem direta na rede social, disse que havia visto a foto em outro perfil e a compartilhou sem saber a sua origem. Com posts no Facebook, também foram procurados os perfis Bolsominions Arrependidos e Ciro Progressista. Não houve retorno. O Comprova ainda tentou contato com o canal Distopia Brazil, que usou a foto em um vídeo do TikTok, mas não obteve retorno.

Como verificamos: Inicialmente, o Comprova fez uma busca reversa da foto publicada no Google; a consulta retornou apenas outras publicações de redes sociais com o mesmo conteúdo.

A frase “Vai trabalhar, preguiçoso!” também foi usada em pesquisa com a ferramenta CrowdTangle, aplicada em textos e imagens do Instagram, Facebook e Twitter, na tentativa de identificar a origem da foto.

A equipe ainda buscou conteúdos em vídeo de perfis de apoiadores de Bolsonaro, que o seguiram na motociata, para localizar o momento exato da passagem do presidente pela avenida Oceânica e confrontar com a imagem do post investigado.

Por telefone e pessoalmente, a reportagem fez contato com trabalhadores e moradores da região para se informar sobre a faixa, além de jornalistas e fotógrafos que cobriram a motociata – nenhum deles disse ter visto a faixa de Ondina. Também foram procuradas empresas que produzem esse tipo de material na tentativa de identificar quem o confeccionou e os locais onde foram instalados.

Por fim, o Comprova consultou a Prefeitura de Salvador sobre a existência da faixa e procurou perfis que compartilharam a imagem para conferir a autenticidade da foto.

 

Não havia faixa no local da foto quando Bolsonaro passou por lá

A foto aqui verificada foi feita a partir da calçada da Avenida Oceânica, em Ondina, sentido Parque dos Ventos, nas imediações do Bahia Othon Palace Hotel. É possível identificar o local a partir de pontos de referência no fundo da imagem: há uma barraca de chaveiro, uma cobertura azul de ponto de ônibus e a estrutura de um outdoor um pouco acima do muro do Centro de Esportes e Educação Física da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A suposta faixa estaria presa entre duas árvores e atrás de um poste de iluminação, assim como de uma sinaleira para travessia de pedestres:

No entanto, os vídeos que registram a passagem da motociata pelo local mostram que não havia nenhuma faixa presa nas árvores ao longo de todo este trecho da Avenida Oceânica:

| Apoiador registrou passagem pela Oceânica, em Ondina, entre o minuto 20:37 e 22:40 (https://www.youtube.com/watch?v=ZypjvPrvIDQ&t=1237s)

| Vídeo do ex-BBB Adriano Castro mostra passagem pelo trecho entre 1:34:40 e 1:36:40 (https://www.youtube.com/watch?v=vhl1SqafEDY&t=5770s)

| Transmissão ao vivo do deputado Capitão Alden mostra trecho entre 00:55 e 3:14 (https://www.facebook.com/watch/live/?ref=watch_permalink&v=446825433929825)

Esta foto publicada no Flickr oficial de João Roma, que é pré-candidato ao governo da Bahia, mostra um trecho bem próximo ao local onde a imagem analisada teria sido feita. Ao fundo, é possível ver uma sinaleira para travessia de pedestres, como na foto verificada, mas também não há uma faixa visível:

| Crédito da imagem: Max Haack

Faixas foram colocadas em outros pontos do trajeto

Apesar de não haver uma faixa com a frase “Vai trabalhar, preguiçoso!” no trecho de Ondina da Avenida Oceânica, pelo menos mais duas faixas iguais à que aparece na foto aqui verificada foram de fato fixadas no trajeto da motociata, que partiu do Largo do Farol da Barra e seguiu pela orla marítima até o Parque dos Ventos. As duas faixas estavam no bairro do Rio Vermelho e Bolsonaro passou por elas.

A primeira estava presa entre dois postes na esquina da Rua da Paciência com a Rua Almirante Barroso. A fotojornalista Shirley Stolze chegou a registrar a imagem e postou a foto em sua conta pessoal no Facebook às 14h02 do dia 2 de julho de 2022. Ao Comprova, Shirley disse que viu a faixa quando passava pelo local e a fotografou com o celular:

O Comprova esteve no local na tarde de 7 de julho de 2022 e encontrou, ainda preso em um dos postes, o suporte para a faixa. Um funcionário de um bar que fica na esquina da Rua Almirante Barroso confirmou ter visto a faixa no local e afirmou que ela estava presa entre os dois postes quando a motociata passou por lá. Na noite do dia 2, a faixa já não estava presa, e sim pendurada em apenas um dos postes.

A faixa pode ser vista em três vídeos que registraram o percurso da motociata:

No vídeo feito por um apoiador (00:52):

Na transmissão feita pelo ex-BBB Adriano Castro (1:39:37), o Didi Red Pill:

E na transmissão feita pelo deputado estadual Capitão Alden (6:10):

A segunda faixa foi fixada entre um coqueiro e um poste ao lado de um ponto de ônibus da Rua Guedes Cabral, logo após a Rua da Paciência. O Comprova localizou a imagem através da busca por palavras-chave no Facebook:

Ela também aparece nos vídeos já citados aqui e que transmitiram a trajeto da motociata de Bolsonaro em Salvador: a primeira imagem foi captada do vídeo de Adriano Castro (1:41:02) e a segunda, do Capitão Alden (07:40):

Um apoiador do presidente que registrou sua participação na motociata em três vídeos no YouTube conseguiu captar a faixa da Rua Guedes Cabral em dois momentos. O primeiro foi quando a faixa ainda estava sendo colocada no local. É possível ver um homem em uma escada aos 04:09 deste vídeo prendendo a faixa no poste.

A segunda vez que o mesmo apoiador registrou a existência da faixa foi no terceiro vídeo, quando ele já passava pelo local acompanhando Bolsonaro e os demais apoiadores de moto. A faixa aparece rapidamente em 1:51; em seguida, há um corte no vídeo, que continua depois que o grupo já havia passado por este trecho, que fica entre a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior e o Teatro Sesi Rio Vermelho.

O Comprova conversou também com dois funcionários de um restaurante próximo à biblioteca e eles confirmaram que viram uma faixa, mas não prestaram atenção ao conteúdo dela.

Termo preguiçoso atribuído a Bolsonaro se espalhou antes do 2 de Julho

Embora a faixa “Vai trabalhar, preguiçoso!” não carregue o nome do presidente, o termo pejorativo tem sido atribuído a Bolsonaro em redes sociais e protestos de opositores. As manifestações críticas foram pontuadas pela coluna Radar, da Veja do início de junho, ao analisar que “histórico de folgas, passeios de moto e de jet ski, além da jornada curta de expediente no Planalto consolidam imagem desfavorável ao presidente.”

Em março, a mesma revista já havia publicado que a média diária de trabalho de Bolsonaro era inferior a 3 horas naquele mês, considerando as informações da agenda oficial da presidência. Na mesma semana, o jornal Gazeta do Povo apontou os gastos com férias e folgas do agora pré-candidato à reeleição, que somavam R$ 8,3 milhões em três anos de governo.

Já em abril, o Metrópoles fez uma análise sobre o tempo dedicado pelo presidente às atividades do mandato com base em no estudo “Deixa o Homem Trabalhar?”. No mês seguinte, a Folha de S.Paulo mostrou que Bolsonaro faz do lazer uma rotina.

As redes sociais também estão recheadas de críticas e memes com esse enfoque, como mostra reportagem do Diário do Centro do Mundo (DCM), jornal digital que se identifica com o espectro político de esquerda.

Presidenciáveis em Salvador

Além de Bolsonaro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) participaram de atos em Salvador, no dia 2 de julho, na comemoração pela Independência da Bahia.

Com exceção do presidente, os outros três pré-candidatos ao Planalto participaram de ato cívico, percorrendo regiões entre o Largo da Lapinha, no bairro da Liberdade, e o Terreiro de Jesus, no Pelourinho.

Por que investigamos: O Comprova investiga conteúdos suspeitos que viralizaram nas redes sociais sobre a pandemia de covid-19, políticas públicas do governo federal e eleições presidenciais. Desta vez, a peça desinformativa é contra Jair Bolsonaro, pré-candidato na disputa à presidência da República. Conteúdos falsos e enganosos são prejudiciais ao processo democrático porque atingem o direito do eleitor de fazer sua escolha baseada em fatos, não em boatos e desinformação.

Outras checagens sobre o tema: Este conteúdo que traz como pano de fundo o 2 de Julho, data em que se celebra a Independência da Bahia, não foi o único investigado por desinformação. O Comprova mostrou que post usa vídeo antigo para enganar sobre adesão a ato pró-Bolsonaro e outro que enganava ao sugerir baixa adesão na manifestação a favor do presidente.

Além desse evento, que reuniu quatro presidenciáveis na capital baiana, as eleições têm sido frequentemente tema de desinformação. O Comprova já demonstrou, nesta semana, que é falsa frase atribuída a Lula de ameaça ao STF, também esclareceu que contagem de votos é feita pelo TSE e não por terceirizada e que não há dispositivo nas urnas eletrônicas capaz de alterar votação, e ainda mostrou que fotos de atos políticos sem a presença de Lula tentam desacreditar as pesquisas.