Aluna foi expulsa de sala de aula por usar celular e não por apoiar Bolsonaro

Uma página de apoio a Jair Bolsonaro no Facebook compartilhou em 6 de agosto um vídeo que mostra, supostamente, uma jovem sendo expulsa da sala de aula por seu professor por usar uma camiseta do candidato do PSL. A informação não é verdadeira.

O conteúdo compartilhado é um vídeo de outra página pró-Bolsonaro, alegadamente baseada em Pirapora do Bom Jesus (SP), que por sua vez teve mais de 1,3 milhões de visualizações desde que foi publicado, em abril de 2018.

Até o dia 16 de agosto, o vídeo havia sido compartilhado por 34 páginas que reúnem apoiadores do presidenciável. Ao todo, a partir de abril, já recebeu recebeu 25,3 mil interações, segundo a contagem pública do Facebook.

O texto que introduz o conteúdo afirma categoricamente que “professor de história grita e expulsa aluno por este usar a camisa do Bolsonaro em sala de aula”. Na realidade, o vídeo não tem qualquer relação com a campanha presidencial ou com Bolsonaro.

O vídeo em questão foi gravado no dia 23 de fevereiro de 2015, na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Silva Mello, no bairro Parque da Areia Preta, em Guarapari (ES). O professor, exaltado, pediu que ela tirasse “essa merda daqui”. No mesmo dia, o vídeo foi compartilhado na página do Facebook “ES em Foco” e tornou-se um viral no WhatsApp. Em entrevista ao jornal Gazeta Online, à época, a aluna e o professor confirmaram que a confusão foi motivada pelo uso do celular.

O caso rendeu a cobertura jornalística de alguns veículos, como Gazeta Online e G1. A versão recentemente viralizada utilizou 37 segundos de uma matéria de um telejornal do Espírito Santo, que contava a história, mas suprimiu a explicação do celular.