“Mamadeiras eróticas” não foram distribuídas em creches pelo PT

EDUCAÇÃO

“Mamadeiras eróticas” não foram distribuídas em creches pelo PT

Por AFP, NSC

Em 27 de setembro de 2018

FALSO

Mamadeira com bico em formato de pênis é vendida em sex shops e não tem distribuição em creches.

Investigado por

É falsa a afirmação de que mamadeiras com bico de borracha em formato de pênis foram distribuídas em creches para combater a homofobia. Em um vídeo publicado por um usuário do Facebook, no dia 25 de setembro, o autor da gravação mostra o objeto e diz que a mamadeira é “distribuída em creche, para seu filho, com a desculpa de combater a homofobia”. O vídeo não menciona em qual unidade de ensino, município ou Estado ocorreria a suposta distribuição. Ele ainda afirma que se trata de “parte do kit gay, uma invenção de Haddad”, em referência ao candidato à presidência pelo PT, Fernando Haddad.

Embora vários usuários tenham entendido a publicação como sátira, ironizado o post e contestado a veracidade do conteúdo nos comentários, houve quem manifestasse indignação e revolta, confiando nas informações do autor. Até esta quinta-feira, 27 de setembro, o Facebook informava que 4,3 mil pessoas que curtiram o vídeo haviam reagido com humor (Haha); outras 2,2 mil com indignação (Grr).

O Comprova fez buscas com a descrição do objeto no Google e constatou que o produto existe e é comercializado para o público adulto em sex shops. Uma das lojas que anuncia a venda pela internet informou ao Comprova que a mercadoria é importada.

Legenda

A Secretaria Nacional de Comunicação do PT disse desconhecer o vídeo do Facebook e afirmou que o partido e a campanha de Haddad não tem qualquer ligação com o produto mostrado na gravação.

O Ministério da Educação (MEC) observou que cada município e Estado é autônomo e que a gestão de educação básica é dos entes federados, confirmando que não existiu distribuição de material daquele tipo por parte do governo federal.

O Comprova tentou contato com o responsável pelo post no Facebook para esclarecer se ele é o autor da gravação e qual seria sua intenção ao divulgar o vídeo, mas não obteve resposta até a publicação desta verificação. As publicações mais recentes do perfil apoiam a candidatura de Jair Bolsonaro.

A publicação original do vídeo no Facebook teve 2,4 milhões de visualizações e 71 mil compartilhamentos entre os dias 25 e 27 de setembro.

ENTENDA O CASO

O que é: Texto Texto texto texto

Quando: Texto Texto texto texto

Quem: Texto Texto texto texto

Onde: Texto Texto texto texto

Como: Texto Texto texto texto

Com que propósito: Texto Texto texto texto

Linha do tempo:

[OUTRAS PUBLICAÇÕES DE PARCEIROS QUE AJUDEM A CONTEXTUALIZAR] Saiba mais

NEXO

Por que Bolsonaro mantém discurso do ‘kit gay’ mesmo desmentido

NOVA ESCOLA

Conheça o “kit gay” vetado pelo governo federal em 2011